quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Márcio Jerry destaca vitória eleitoral do PCdoB no Maranhão

 


Presidente estadual do PCdoB e deputado federal reeleito pelo Partido no Maranhão, Márcio Jerry, analisou a disputa eleitoral à presidência da República neste segundo turno e também celebrou a grande vitória do campo progressista e do PCdoB em seu estado, em entrevista concedida nesta terça-feira (18), pelas redes sociais.

Márcio Jerry que recebeu mais de 106 mil votos enquanto candidato a reeleição, agradeceu os votos dos maranhenses que levou o deputado federal para o segundo mandato na Câmara dos Deputados, “como o mais votado da Federação no estado” e também da conquista da segunda suplência da candidata federal, Flávia Alves. O dirigente notabilizou também a conquista das vagas das candidaturas estaduais do seu Partido no Maranhão que aumentou a representação para cinco cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado. Do PCdoB, três deputados estaduais foram reeleitos, o partido conquistou mais duas vagas na Casa. “Para representar o PCdoB na Assembleia Legislativa do Maranhão”, disse ele.

Márcio Jerry citou cada um dos deputados estaduais eleitos e também falou da vitória da chapa majoritária ao governo do estado, com a eleição no primeiro turno do governador Carlos Brandão e de Flávio Dino, para o Senado.

O parlamentar que também é coordenador da campanha de Lula no Maranhão, disse estar otimista com a possibilidade da eleição do ex-presidente. Para ele, Lula é o candidato que apresenta propostas concretas para a reconstrução do país.

O deputado estima que a eleição à presidência do país tem “dimensão histórica, muito importante, aguda e estratégica”. “Pelo discurso de verdade, sinceridade, diálogo, franco e aberto com o nosso povo. Enfrentando essa onda de sempre, de fake News, de mentiras protagonizado pelo candidato Bolsonaro”, ressaltou.

Na opinião de Márcio Jerry, o debate da disputa presidencial está marcado pelo antagonismo. “Civilização versus barbárie. Verdade versus mentira. Amor sincero à Pátria contra aqueles que todos os dias desonram a nossa Pátria. Portanto, uma luta de dimensão histórica, muito importante, aguda e estratégica”, disse ele.

Dessa forma, o deputado disse estar “muito esperançoso, confiante”. “Temos participado ativamente das atividades aqui no Maranhão. Estado que deu 68% de vota a Lula no primeiro turno e nós estamos convictos que ampliaremos essa votação do Lula aqui no estado do Maranhão”.

Para que essa vitória se concretize, o parlamentar acredita que “é preciso muito envolvimento, muita entrega, muita militância de todos aqueles que realmente defendem o nosso país, defendem que haja políticas públicas voltadas para a maioria do povo. Defendem que a gente possa ter oportunidade e sob o comando de Lula reconstruir o Brasil”, considerou.

Ao falar sobre a falta de transparência do Ministério da Defesa que fez uma fiscalização das eleições no primeiro turno, mas, no entanto, até o momento não apresentou o relatório, o deputado assegurou que” segredo é a marca do governo Bolsonaro”.

“O assunto veio à tona por conta dessa desconfiança reiterado do presidente Bolsonaro com o sistema”. Para ele, mais um “ensaio golpista de Bolsonaro que nas suas especulações antidemocráticas pensa que pode dar um golpe, desrespeitar, inventar alguma desculpa para que haja questionamento do resultado do pleito”.

Neste sentido, o parlamentar ressaltou na entrevista, a sua plena confiança no processo eleitoral brasileiro. Para ele, a divulgação do relatório, “com certeza deverá atestar a segurança absoluta do sistema de votação em nosso país”.

Ainda sobre o assunto, o parlamentar recordou dos reiterados sigilos que o presidente Bolsonaro coloca sobre assuntos que deveriam ser de conhecimento de toda a sociedade. Para o deputado, essas medidas impactam negativamente o ambiente político no país.

Orçamento Secreto: “Inaceitável”

O deputado reiterou ainda sobre a “imoralidade” que representa a proposta de lei orçamentária encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, o chamado “Orçamento Secreto” ou “Bolsolão”.

“É impossível ter uma governança séria, transparente, com esse orçamento em segredo”.

Para o deputado, “é um episódio de degeneração da forma de governar sua base de apoio no Congresso. Serve para a utilização indevida, favorecer fraudes e desvio de recursos”, explanou.

Segundo Márcio Jerry, o orçamento secreto retira bilhões de reais de áreas fundamentais como a saúde, educação, ciência e tecnologia para obter apoio no Congresso. E ressaltou “os vários casos absurdos, escandalosos, que tiveram repercussão na imprensa nacional de desvio de recurso especialmente na área da saúde”, disse, citando a investigação da polícia federal em seu estado.

Além disso, ressaltou o deputado, que a falta de transparência do orçamento contaminou o processo eleitoral. Para ele, uma deformação do sistema democrático”, completando que “não pode transformar a eleição num balcão de quem tem oportunidade de roubar dinheiro público”.

E mais, ponderou Márcio Jerry, esse fato “é uma negação do nosso ordenamento das leis e do Estado Democrático de Direito. Uma degeneração absurda que não podemos aceitar, é preciso investigar e acabar com essa imoralidade. Nos posicionando contrário, pois é um mecanismo mais equivocado que se possa imaginar, completou o parlamentar.

Além disso, “o Orçamento Secreto tira qualquer possibilidade de planejamento, tira recurso para colocar em que fins? Não se sabe!”, disse.

“Em todos os aspectos é absolutamente ruim para o país e marcado por muitos casos de corrupção vergonhosos como nós atestamos aqui no estado do Maranhão”, sublinhou o deputado na entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário