quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PF combate o contrabando de cigarros estrangeiros vindos do Suriname com destino a costa maranhense

SÃO LUÍS/MA – Na manhã desta quarta-feira, 26/10, a Polícia Federal cumpre doze mandados de busca e apreensão contra grupo especializado no contrabando de cigarros. 


A investigação iniciou-se em 2020, após a prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de aproximadamente 3.300 (três mil e trezentas) caixas de cigarros de origem estrangeira, na região de Itapera, zona rural de São Luís/MA. 

Com aprofundamento das investigações, evidenciou-se que um grupo estabelecido no estado do Pará, estaria utilizando portos clandestinos localizados na costa maranhense para descarregar cigarros estrangeiros vindo do Suriname. Além dos mandados de busca, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros até o limite de R$ 8.250.000,00 (oito milhões e duzentos e cinquenta mil reais) em desfavor de um dos investigados e de uma empresa, supostamente utilizada para lavar dinheiro do grupo. 

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Belém/PA, Abaetetuba/PA, Acará/PA, Garanhuns/PE e Arapiraca/AL, tendo sido empregado um efetivo de 45 Policiais Federais. Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cuja pena somada pode chegar a treze anos de reclusão. Originada do imaginário popular ludovicense, MANGUDA era uma espécie de entidade fantasmagórica que assombrava a região portuária de São Luís/MA, onde hoje é a Praça Gonçalves Dias. 


A assombração era uma figura branca com uma luz que saía de seu corpo e cabeça. No entanto, essa lenda foi desmentida quando os populares da época descobriram que as aparições eram, na verdade, contrabandistas fantasiados com lençóis, que utilizavam do disfarce com o objetivo de assustar e afastar os curiosos enquanto realizavam suas ações criminosas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário