sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Carlos Brandão reúne em Brasília e prospecta investimentos na infraestrutura aeroportuária

 


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou, na quarta-feira (23), de uma série de reuniões em Brasília (DF) para dialogar sobre investimentos na infraestrutura dos aeroportos regionais do Maranhão. 

Na ocasião, esteve acompanhado dos secretários de Estado de Indústria e Comercio (Seinc), Cassiano Pereira Junior, e o de Turismo (Setur), Paulo Henrique Campos Matos, além do gestor do Departamento de Aeroportos da Seinc, Shirlei Aparecido Alves. 

“O Maranhão tem importantes destinos turísticos e, também, de relevância socioeconômica, que alavancam nossa capacidade de crescimento, gerando trabalho e renda. Com estes diálogos, ampliamos o leque de possibilidades para um estado que tem, cada vez mais, valorizado a economia e sua potencialidade no turismo”, destacou Carlos Brandão.

A primeira das reuniões ocorreu com gestores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Na ocasião, o Governo do Estado reuniu com o presidente Hélio Paes, que apresentou proposta comercial de soluções aeroportuárias para o Maranhão pela Infraero. 

“O Governo do Estado aponta as cidades com viabilidade de ter seus aeródromos transformados em aeroportos regionais, como ocorreu com Barreirinhas. E a Infraero é responsável pela análise técnica, o que envolve desde futuros voos comerciais até a sugestão de onde conseguir recursos para investimentos ou parcerias público-privadas. Uma busca constante de melhoria é uma característica forte do Governo Brandão”, analisou Cassiano Pereira Junior. 


Em seguida, durante reunião na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com Marcos Roberto Eurich, gerente de Controle e Fiscalização, e equipe, o Governo do Maranhão dialogou sobre as tratativas para o registro dos helipontos nas cidades que possuem hospitais regionais do Governo do Estado, com foco no transporte aéreo de pacientes - entre outros assuntos debatidos. 

Ao fim da tarde, os representantes do Governo do Estado reuniram, ainda, com a gestores da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), no Ministério da Infraestrutura (Minfra) - representada pelo diretor do Departamento de Investimentos, Eduardo Henn Bernardi, e pelo coordenador-geral de Projetos Aeroportuários, Marcio Maffili Fernandes.

Visando a atração de recursos para 2023/2024 na infraestrutura aeroportuária do Maranhão, a reunião destacou pautas como o planejamento de investimentos nos aeroportos e aeródromos regionais do estado - como no Aeroporto de Barreirinhas - e, também, com foco para a transformação de aeródromos em aeroportos, tais como o de Barra do Corda, Balsas e Bacabal, além da restruturação dos aeródromos de Colinas e Chapadinha, entre outros. 

Durante a reunião, foram sinalizados investimentos no modal aéreo do Maranhão em 2023/2024, no Plano de Expansão de investimentos da SAC, coordenado pela equipe de transição do Ministério de Infraestrutura, sob o comando da ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

“O nosso governo pretende estabelecer um Termo de Compromisso com a finalidade de investimento em equipamentos necessários para a ampliação das operações da aviação regional maranhense. Um passo importante que nos aproxima da SAC e fortalece nosso tráfego aéreo”, acrescentou o governador Brandão.

Para Eduardo Henn Bernardi, diretor do departamento de investimentos da SAC, é importante o diálogo do Governo do Maranhão em busca do desenvolvimento da aviação regional. 

“Estamos dispostos a fornecer todo o suporte técnico necessário, como a análise de projetos, onde já foram mapeados quatro aeroportos no interior do Maranhão onde identificamos viabilidade, com possibilidade real de investimentos da SAC nos próximos anos”, destacou Eduardo Henn Bernardi.

O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, contou que conectar as necessidades do Estado a nível nacional é necessário para que a cadeia do turismo seja ainda mais ampliada. 

“Reunir com Infraero, ANAC e SAC para buscar parcerias e recursos, é um grande passo para conseguirmos condições adequadas para recebermos os turistas no Maranhão. Temos absoluta convicção de que a cadeia turística, assim como diversas cadeias produtivas, será beneficiada a partir destes diálogos feitos hoje”, pontuou. 


Mais

Atualmente, o Governo do Estado, por meio da Seinc, é o responsável pela gestão, administração e manutenção do Aeroporto de Barreirinhas e dos aeródromos das cidades de Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Carolina e o de Santa Inês.

Em curso, existe um projeto de expansão, coordenado pelo governador Carlos Brandão, de novos aeroportos e aeródromos no interior, contemplando 10 municípios ao todo no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário