sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Entrega de condecorações marca encerramento de worshop do Corpo de Bombeiros

 


Solenidade de entrega de comendas marcou o encerramento do WorkShop em Gestão de Incêndios Florestais, no auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta sexta-feira (25). A iniciativa é fruto de uma parceria do governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, com a Embaixada da França no Brasil com objetivo de capacitar e treinar o efetivo para atuar nestas ocorrências. Durante o evento, foram condecorados bombeiros maranhenses e franceses.

Em reconhecimento à importante transmissão de conhecimentos, os bombeiros franceses foram condecorados com a mais alta comenda do CBMMA, a Medalha Alferes Moraes Souto. Após a entrega dos certificados, o coronel Célio Roberto foi homenageado com medalha do Departamento de Serviço de Incêndio Saupeurs Pompiers, comenda restrita às autoridades da chefia francesa.

“O governador Carlos Brandão tem apoiado as nossas ações para o combate aos focos de incêndios florestais em nosso estado, além de cursos operacionais e investimentos em monitoramento das áreas, hoje finalizamos esse workshop que possibilitou um incremento de conhecimento importante para nossos militares”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Célio Roberto de Araújo. 


Treinamento

Foram cinco dias de capacitação, nos quais os bombeiros franceses compartilharam experiências e técnicas de combate a incêndios com as equipes maranhenses. Um total de 40 bombeiros participaram do treinamento. 

“O objetivo da campanha é a prevenção a estas ocorrências e a rápida contenção, caso ocorram. A queimada, qualquer que seja, deve ser autorizada pelos órgãos ambientais, caso contrário, incide em ilícito de quem utiliza dessa prática sem a devida autorização. Temos reforçado nosso efetivo nos municípios com histórico de alto número de queimadas”, explicou o coronel Célio Roberto. Ele acrescentou que o Maranhão tem sido referência na prevenção e combate a estes casos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, neste período do ano, estas ocorrências são muito comuns nas regiões central, leste e sul do Maranhão. O cerrado maranhense é a área com mais incidência de incêndios florestais no estado, responsável por mais de 60% destes casos. “Nós intensificamos as ações nesses períodos e temos conseguido bons resultados, efeito desse trabalho”, destacou Célio Roberto.

“Foi uma experiência muito proveitosa e essa parceria é importante para a troca de informações entre bombeiros franceses e brasileiros”, avaliou o major francês Henrique Ferreira, que atuou como instrutor na capacitação dos bombeiros maranhenses.

Com a capacitação, o governo reforça as iniciativas de combate a incêndios florestais, incluindo os programas Maranhão Sem Queimadas e Guardiões do Bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário