terça-feira, 15 de novembro de 2022

Escola de São José de Ribamar tem a maior nota do IDEB da região metropolitana

 


O Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação, divulgou a nova leva de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb ).


Os números são surpreendentes e mostram o Colégio Militar 2 de Julho- Diomedes Pereira, obteve a maior nota do IDEB da Região Metropolitana, a escola fica localizada no bairro do Jota Câmara, no município de São José de Ribamar.


O resultado foi o primeiro desde o início dos casos de covid-19 e fechamento das escolas — o Ideb é bianual e o último divulgado, em 2020, era referente ao ano anterior, em 2019. Os números do Ideb ficaram, no geral, estáveis em 2021, sobretudo devido ao impacto da aprovação automática durante a pandemia:

  • Os anos iniciais do ensino fundamental em todo o Brasil foram de 5,9 em 2019 para 5,8 em 2021;
  • Os anos finais do ensino fundamental foram de 4,9 em 2019 para 5,1 em 2021;
  • O ensino médio permaneceu em 4,2.

O Ideb é um índice que vai de zero a dez e tenta mensurar aspectos de qualidade na educação por meio de duas frentes: desempenho no Saeb, uma prova de português e matemática feita em dezembro de 2021, e fluxo escolar, isto é, se os alunos estão permanecendo e avançando de série na escola (veja os detalhes no fim da página).


Com o resultado positivo do IDEB, o município de São José de Ribamar avança na educação e o Colégio Militar 2 de Julho - Diomedes Pereira, obteve nota 6,9 se destacando com a maior nota da região metropolitana de São Luís e coloca de vez entre as melhores do Brasil.


O resultado só reforça aquilo que já é ideia na mente do Governador Carlos Brandão, que é a expansão dos colégios militares no Maranhão. O Cel. Célio Roberto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, reforçou também o compromisso com a educação, trabalhando em parceria com prefeituras maranhenses, para instalar mais escolas militares no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário