quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Governo avança nas obras do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

 

O Governo do Estado está investindo na reforma de um espaço na capital para abrigar o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), no bairro João Paulo. A nova sede do equipamento que integra a Rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) será a primeira do Tipo IV no Maranhão e oferecerá atendimento de urgência e emergência com leitos de desintoxicação funcionando todos os dias, em regime de 24 horas. 

“Nos mais de 10 anos de atividade, o CAPS AD Estadual desempenha papel fundamental no resgate de pessoas antes aprisionadas pelo uso abusivo de álcool e drogas. Esperamos que a presença da nova sede dê continuidade à transformação social que o Governo vem executando”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, que vistoriou as obras nesta quarta-feira (23). 

O CAPS AD do tipo IV tem como principal característica a oferta de atendimento de urgência e emergência para demandas em que o paciente esteja sob algum surto ou crise decorrente do uso abusivo de álcool ou drogas. 

Com isso, não será mais necessário fazer o envio para unidades da rede estadual, uma vez que o suporte especializado será realizado no próprio local de atendimento. Localizado no bairro do João Paulo, próximo ao 24º Batalhão de Infantaria de Selva, a nova sede possui 1.698,25m² de área total, composta por térreo e mais três andares.

“Neste momento estamos fazendo melhorias no forro, paredes, piso e nas redes elétrica e hidráulica, incluindo o preparo para instalação de elevador. Também estamos demarcando os espaços onde funcionarão as salas dos serviços a serem oferecidos”, explicou a engenheira da SES responsável pela obra, Juliana Duarte. 

Segundo o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, 120 pessoas recebem tratamento terapêutico no serviço. “O objetivo é garantir o que a Reforma Psiquiátrica exige, que é a ressocialização, mais dignidade e segurança. Com isso, garantimos que as referências sócio familiares sejam mantidas, pois mesmo com as internações, o contato com a rede de apoio será mantido, evitando a cronificação e institucionalização do paciente”, disse.

Antigo CAPS AD

Depois de concluídas as obras do novo CAPS AD Estadual, a antiga sede, situada no bairro do Monte Castelo, será transformada em Residência Terapêutica para atender pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário