quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Investimento em EDUCAÇÃO: avaliação do SEAMA será aplicada nos 217 municípios maranhenses



A partir desta quarta-feira (30), os 217 municípios maranhenses realizarão a Avaliação Somativa do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta edição, o SEAMA compreenderá todas as redes municipais, envolvendo mais de 260 mil estudantes do Ensino Fundamental.

Recentemente o Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reafirmou que a EDUCAÇÃO será prioridade na sua gestão. O vice-governador, Felipe Camarão (PT), também é ferrenho defensor de investimentos na área da EDUCAÇÃO. Felipe foi o secretário da pasta que mais investiu no setor, promovendo uma verdadeira revolução na educação do Maranhão. Reveja aqui no Blog Eduardo Ericeira: 

http://blogeduardoericeira.blogspot.com/2022/11/o-maranhao-que-rima-com-educacao.html

A avaliação será realizada até 2 de dezembro (sexta-feira), exceto no turno de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, durante a Copa do Mundo. A aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática, e também dos Questionários Socioeconômicos serão realizadas com estudantes do Ensino Fundamental, pertencentes às redes municipais e constante na base de dados.

O supervisor de Avaliação da Seduc, Pedro Alcântara, explica que desde a primeira edição o SEAMA é aberto a todos os municípios, entretanto, nesta aplicação somativa de 2022 todos irão participar. “O Sistema de Avaliação foi criado em 2019 e naquele ano tivemos a participação de 215, dos 217. agora temos todos os municípios. É importante que todos os municípios estejam engajados porque faz parte da política estadual de avaliação e nos permite obter informações para o acompanhamento e monitoramento, além de subsidiar o planejamento de ações e medidas de intervenção para a recuperação da aprendizagem, por exemplo”, destacou.

Mobilização

A Seduc alerta para a importância da mobilização dos estudantes das redes municipais para assegurar que todos participem da aplicação, uma vez que a presença do estudante e seu desempenho na avaliação irão subsidiar o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE), que integrará o cálculo repartição do ICMS, com base da Lei nº 11.815, de 26 de agosto de 2022, e feita a partir na Emenda Constitucional nº 108/2022. A expectativa de estudantes das redes municipais de ensino participantes é de 72.325 (2º ano), 88.688 (5º ano) e 106.363, do 9º ano, totalizando 267.376.

A mobilização é feita pelas redes municipais de ensino, com apoio dos coordenadores estaduais, regionais e municipais do SEAMA. Em caso de contingência ou impossibilidades de aplicação das avaliações no período previsto, será possível proceder o reagendamento da aplicação com a Coordenação Regional do SEAMA, devendo, neste caso, serem realizadas, impreterivelmente, para até o dia 7 de dezembro de 2022, após prévia solicitação e agendamento com o setor de avaliação

A aplicação de questionário online para professores de Língua portuguesa, Matemática e gestores escolares também acontecerá a partir desta quarta-feira até sexta-feira (2). A devolução dos materiais de aplicação na sede da Unidade Regional de Educação (URE) será no dia 9 de dezembro.

Os resultados das avaliações serão todos públicos em formato aberto e na plataforma do SEAMA, sendo, ainda, considerados na composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE) e definição de metas anuais para os municípios, escolas e Unidades Regionais de Educação.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação da Avaliação da Unidade Regional de Educação ou com a Supervisão de Avaliação Educacional – Pedro Alcântara, por meio do contato: (98) 98849-6401, ou pelo endereço: supave@edu.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário