terça-feira, 22 de novembro de 2022

Mais de oito mil doses foram aplicadas no primeiro final de semana da Campanha de Incentivo à Multivacinação

 


Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e em parceria com os municípios, levou a vacinação para um local diferente no último fim de semana: os shoppings. Foram mais de oito mil doses aplicadas nestes dois primeiros dias de Campanha de Incentivo à Multivacinação, que tem como tema “O Meu Time é da Vacina”. A ação oferece todas as vacinas disponíveis na Rede Pública de Saúde.

A abertura oficial da campanha foi realizada no sábado (19), na cidade de Rosário, com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que acompanhou a ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede. Durante esta semana, a vacinação continua nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, no Shopping da Criança e no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís. No próximo sábado (26) e domingo (27), os shoppings voltam a funcionar como pontos de vacinação.

Neste último domingo (20), o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanharam a campanha no Shopping da Ilha e Pátio Norte. Na ocasião, o governador aproveitou para fazer um incentivo à vacinação. “Já iniciamos a Campanha de Multivacinação no Maranhão. Temos vários pontos abertos para que as pessoas possam reforçar a vacina contra a Covid-19 e também receber outras vacinas que são necessárias”, disse. 

O secretário Tiago Fernandes comentou a estratégia da campanha. “O Governo do Maranhão, em parceria com os municípios e os shoppings, está trazendo a vacina para mais perto das crianças e famílias para que elas possam atualizar a carteirinha de vacinação. Dessa forma, alcançamos um maior número de pessoas, para ampliar nossa cobertura vacinal”, contou.

As vacinas oferecidas proporcionam proteção para o público de todas as idades, prevenindo doenças como Difteria, Hepatite A e B, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Coqueluche, Pneumonia, Poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, Rubéola, Tétano, Meningite, Câncer do colo do útero, Influenza, Covid-19, dentre outras.


Adesão da população

Fernando Rodrigues Morais, 10 anos, tem Síndrome de Down e foi ao Shopping da Ilha com a família para tomar a vacina de HPV. A mãe, Loryane Rodrigues Morais, 44 anos, comentou sobre a acessibilidade dos novos pontos de vacinação. “Achei excelente a vacinação nos shoppings. É uma forma bem mais acessível e vai contemplar bem mais pessoas, principalmente aqueles que trabalham durante a semana e não tem como levar seus filhos aos postos durante o horário de funcionamento”, destacou.


Zilmar de Sá Uchoa, 65 anos, também foi ao Shopping da Ilha. Ela tomou a quarta dose da vacina da Covid-19 e ressaltou a necessidade de se proteger contra o coronavírus. “É muito importante que a gente tome consciência do que é essa doença. Muitas vidas se perderam, então a gente tem que se cuidar, é um cuidado pessoal”, afirmou.


No Pátio Norte, Vitor Hugo Moreno Muniz, 14 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar a carteirinha. Acompanhado do pai, Raimundo Cordeiro Muniz, 53 anos, o adolescente tomou três vacinas: contra a Covid-19, Tétano e Meningite. Apesar do leve incômodo no braço, comentou: “Tomar a vacina vale a pena para não pegar as doenças. Uma picadinha dói muito menos do que ficar doente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário