segunda-feira, 28 de novembro de 2022

MPMA realiza webinário sobre segurança virtual durante blackfriday

Foto Reprodução


O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAO Consumidor) e com o apoio da Escola Superior, realizou na última quarta-feira, 23, o seminário virtual “Black Friday e Crimes Virtuais: Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico”.

O objetivo foi orientar e alertar os consumidores para se protegerem das novas formas de golpes cibernéticos. Além disso, o webinário marcou o encerramento da campanha “Você como produto das redes sociais e cibersegurança”, iniciada na gestão anterior do CAO Consumidor.

Para a promotora de justiça e coordenadora do CAO Consumidor, Alineide Martins Rebelo Costa, o momento é propício para este debate. “Pretendemos com esta formação que nossos consumidores sejam capazes de identificar quando uma situação é um golpe e saibam como agir quando forem vítimas desses crimes, que têm crescido a cada dia”, afirmou.

O evento foi aberto pela promotora de justiça auxiliar da ESMP Elyjeane Alves Carvalho. “O tema desperta muita curiosidade. Nós estamos gratos em receber os palestrantes para esclarecer nosso público”, declarou.

Com a palestra “Segurança no comércio eletrônico e mecanismos de prevenção de crimes em ambiente virtual”, o delegado Guilherme Luís Campelo dos Santos, da Polícia Civil do Maranhão, enfatizou a importância de os consumidores se protegerem no cenário em que as compras são realizadas por meio das novas tecnologias.

“Desde antes da pandemia os hábitos de consumos dos cidadãos têm migrado para o virtual. Esta tendência tem crescido espantosamente e com isso os crimes cresceram proporcionalmente. Este tipo de crime ultrapassou em números os crimes de roubos e furtos”, disse.

A segunda palestra intitulada “Black Friday e LGPD, a importância da proteção de dados no comércio eletrônico”, foi ministrada pelo advogado Dyego de Moraes Silva, especialista em segurança digital, que destacou aspectos específicos do ato da compra, sob a ótica da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

“A Lei 13709/18 (LGPD) é aplicada a pessoas e empresas, como a todos os entes públicos. Durante as blackfridays é importante ficarmos atentos para quem estamos cedendo nossos dados e evitar clicar em links suspeitos, a fim de não cair em golpes”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário