terça-feira, 8 de novembro de 2022

PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA: Arnaldo Melo tem preferência, mas Antônio Pereira corre por fora


O Palácio dos Leões vem se movimentando nos bastidores da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa com ao menos dois nomes de deputados reeleitos, que têm preferência pelo governo para ocupar a cadeira da presidência, segundo apurou o Blog Eduardo Ericeira com fontes palacianas.

Além do decano Arnaldo Melo (PP), que tem a preferência da família do governador Carlos Brandão (PSB) – um outro nome que aparece com força na base governista é o deputado Antonio Pereira.

Arnaldo já se pôs á disposição dos colegas parlamentares, mas surgiu a possibilidade de ele ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado em janeiro, antes mesmo da posse na Assembleia, mas ao que tudo indica, Arnaldo Melo deseja assumir a Presidência da Assembleia Legislativa, cargo que inclusive já ocupou com muita maestria.

Antonio Pereira além de contar com o apoio de algunes membros da base governista, tenta aproximação com grupos de oposição, com ligações com o PL de Josimar de Maranhãozinho e o PDT de Weverton Rocha.

Porém, articulação governista encontra resistência na força do atual presidente Othelino Neto (PCdoB), que deseja ser reconduzido ao cargo, mas encontra certa resistência na própria base governista, por alguns nomes ligados ao governo, colegas parlamentares por já ser reeleito, e uma possível futura batalha judicial dentro do processo de uma nova recondução ao cargo de presidente.

Há um outro ponto a ser levantado! O senador eleito Flávio Dino (PSB) pode ocupar um ministério do governo Lula (PT); a saída de Dino do Senado abriria vaga para a mulher de Othelino, Ana Paula Lobato, primeira suplente, o que poderia servir como uma espécie de compensação e Othelino não mais presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão. 

Brandão, assim como na Famem, pretende articular para que não haja disputa na Casa Legislativa e possa se chegar a um consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário