quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Alerta sobre como evitar acidentes com fogos de artifícios próximo da rede elétrica

Foto Reprodução

A virada do ano está próxima e com isso muitos já estão se preparando para as festas de réveillon, quando também adquirem os famosos fogos de artifícios e foguetes para comemorarem a chegada do novo ano. Mas, se manuseados de forma inadequada, podem provocar graves acidentes e até interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Para evitar que acidentes aconteçam, a Equatorial Maranhão traz esse alerta e orientações importantes sobre os potenciais perigos que a queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. Seguindo os cuidados necessários, todos podem aproveitar as festas de fim de ano com alegria e segurança.

Não solte fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica; Todo o material deve ter certificado de garantia; O armazenamento de artefatos deve ser em local seco, longe da humidade e dos raios solares; Menores de 18 anos nunca devem manusear artefatos explosivos; Nunca deixe os explosivos no bolso; Jamais acenda bombas próximo ao rosto; Não estoque fogos em casa; Nunca acenda bombas e rojões na mão; Se o foguete falhar não tente acender novamente; Solte um por vez e ao ar livre; Não acenda os fogos perto da rede elétrica ou material inflamável; Danos como queimaduras deve ser colocado em água corrente, temperatura ambiente, e acionar os órgãos competentes; Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta.

Além dessas orientações, a Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como fogos de artifício. Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que o local seja isolado. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados e acione a Equatorial através da Central 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário