segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

CER Olho d’Água comemora 8 anos de funcionamento com mais de 1,3 milhão de atendimentos

 


O casal Maria Pontes de Sousa, de 67 anos, e José de Ribamar de Sousa, de 77 anos, fazem acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do Olho d’Água, desde a inauguração, há oito anos. O equipamento é especializado em reabilitação física, intelectual e visual de crianças, adultos e idosos. 

"Eu tinha uns problemas de saúde, artrose e osteoporose, comecei a fazer minhas atividades, já passei por todos os atendimentos e estou me sentindo bem. Quando vou aos médicos levar meus exames está tudo bem e devo muito isso ao tratamento que tenho aqui no CER", contou a idosa.

"Aqui na verdade é uma grande família, todos humildes, dedicados uns com os outros. Eu tive um problema sério de saúde e hoje estou bem. O CER tem sido importante na minha recuperação", exaltou o aposentado.


Leandro Câmara começou o tratamento no CER Olho d'Água aos 14 anos, hoje com 19 anos a família percebe a evolução clínica dele. "Leandro tem um problema de saúde mental, sofre com depressão e ansiedade, mas esse comportamento dele melhorou muito desde quando começou o tratamento aqui no CER. Ele falava e quase ninguém entendia, nem a própria família. Antigamente ele não falava com ninguém, ele tinha medo das pessoas, se falasse alto ele chorava, hoje isso não acontece, ele consegue fazer tudo praticamente normal, é uma evolução notória", pontuou a irmã do paciente, Ana Caroline Câmara.


O presidente da EMSERH, Marcello Dualibe, ressalta o pioneirismo da unidade e a importância dela na vida de milhares de famílias que já passaram por lá ao longo desses oito anos. “Esta é uma data que merece ser celebrada. É extremamente gratificante ver a vida não só dos pacientes, mas de toda a família mudar por causa dos serviços ofertados no CER. Isso motiva muito o Governo do Estado a investir cada vez mais para garantir uma estrutura adequada e atendimento de qualidade aos pacientes”, disse.  


A terapeuta ocupacional Helne Abreu trabalha na unidade desde o primeiro ano de funcionamento e destaca o quão gratificante é ver a evolução dos pacientes e, principalmente, receber o carinho deles. "É muito bom você contribuir com a reabilitação dessas pessoas. E não é só o paciente, nós colaboradores do CER percebemos a transformação na vida dos familiares, uma mãe, um filho, um irmão. É uma troca de amor e generosidade entre todos, entre os profissionais e as famílias. Se o paciente melhora a família melhora, a família é reflexo do usuário. Aqui nós damos tratamento de saúde, carinho e é gratificante recebermos o retorno dos pacientes e das famílias, com a recuperação, mas também com o carinho", ressaltou. 

Os pacientes que fazem acompanhamento na unidade contam com atendimento em especialidades como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropediatria, nutrição, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional. Não há limite de idade para realizar tratamento no CER Olho d’Água.

Entre os vários avanços no equipamento de saúde destaca-se a inauguração do Centro para pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), a Casa TEA, em 2017, que atende crianças com até 12 anos.   

"O Centro de Reabilitação tem uma relevância muito grande para a população maranhense pelos serviços prestados durante esses oito anos. A unidade ao longo desse tempo se expandiu em oferta de serviços e estrutura física, o que nos permitiu aumentar o número de atendimentos. Portanto, perceber esses avanços, essa evolução beneficiando a população maranhense é muito gratificante", ressaltou Ana Eugênia Furtado, Diretora Administrativa do CER Olho d'Água.

O Centro de Reabilitação do Olho d’Água integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Desde a abertura do serviço foram realizados 1.334.083 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário