quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Cidades maranhenses recebem o Natal do Maranhão 2022


Natal do Maranhão 2022, o maior Natal da nossa história, se expandiu para os municípios maranhenses, desde o último dia 4, levando alegria, magia e o clima natalino para onde o povo está. A realização é do Governo do Estado, com coordenação da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma).

O Natal itinerante começou percorrendo os municípios de Santa Rita (dias 4 e 5), com apresentação de vídeo mapping e painel com interação 3D projetados em igrejas ou em prédios públicos. Na segunda (5) e terça-feira (6), a projeção esteve em Carutapera. Na terça (6) e nesta quarta-feira (7), em Viana; e nesta quarta (7) e quinta-feira (8), em Serrano do Maranhão.

Prossegue nesta quinta (8) e sexta-feira (9), em Tuntum; na sexta-feira (9), em Cajapió; no sábado (10), em Penalva; nos dias 11 e 12, em Buriti; e dias 10 e 11, em Loreto. Ainda percorre os municípios de Buriticupu, João Lisboa, Poção de Pedras, Barra do Corda, Belágua, Urbano Santos, Grajaú, Graça Aranha, Timon, Dom Pedro, Pastos Bons e Rosário.

"Foi uma determinação do nosso governador, Carlos Brandão, que fizéssemos o maior Natal que este estado já teve, então, durante todo o mês de dezembro, a programação vai movimentar vários pontos da cidade e de municípios maranhenses, com atrações para toda a família, aliando cultura, lazer e muita segurança. A cada ano, a programação vai ficando mais ampla, alcançando novas áreas de São Luís", informou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Natal em todo o Maranhão

A programação natalina vai acontecer em 20 bairros de São Luís e zona rural, e em mais 21 cidades maranhenses, incluindo os municípios da Região Metropolitana.

A programação foi aberta no último dia 3, na Praça Deodoro, em São Luís, com shows natalinos e o tradicional desfile. No local, até o dia 23, o público pode fazer visitação à casa do Papai Noel, apreciar apresentações musicais, cantatas natalinas e se encantar com a máquina de neve e o vídeo mapping.

Já na Praça Dom Pedro II, a programação começou no último dia 4, com vídeo mapping.

O projeto Natal acontece ainda na RFFSA (Av. Beira-Mar), com painel interativo 3D, e o público vai se encantar com a decoração e o trem soltando fumaça. E, na Rua Portugal, na Praia Grande, há espetáculo de luzes projetadas nas ruas e nas fachadas dos prédios, por meio dos globes shows (globos espelhados efeito arquitetônico). 

Na realização do Natal do Maranhão 2022, a Secma tem como parceiros, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), de Gestão, Patrimônio, e Assistência dos Servidores (Segep), de Comunicação (Secom), de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Segurança Pública (SSP); a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Púbicos (MOB), Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). 

A programação tem patrocínio do Mateus, Equatorial, Audiolar, Potiguar e Fribal. O circuito itinerante tem apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)/Serviço Social da Industria (SESI).

Natal Itinerante

4 e 5 – Santa Rita 
5 e 6 – Carutapera
6 e 7 – Viana 
7 e 8 - Serrano do Maranhão
8 e 9 – Tuntum
9 – Cajapió
10 – Penalva 
10 e 11 – Loreto
11 e 12 – Buriti
12 e 13 – Grajaú
13 e 14 – Buriticupu
14 e 15 – Graça Aranha
15 e 16 – João Lisboa
16 e 17 – Timon
17 e 18 – Poção de Pedras
18 e 19 – Dom Pedro
19 e 20 – Urbano Santos
20 e 21 – Pastos Bons
21 – Belágua
22 e 23 – Barra do Corda
22 e 23 - Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário