terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Edições do Mais Saúde Animal somam 8,8 mil atendimentos em 2022

 


O Mais Saúde Animal encerrou as atividades do ano com 8.868 atendimentos a cães e gatos. O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), possibilita um levantamento epidemiológico que garanta respostas rápidas contra as zoonoses em diversas regiões do Maranhão.

“Fazer saúde pública de qualidade é pensar a execução de serviços em várias frentes. Por isso, quando foi idealizado o Mais Saúde Animal, o projeto tanto visava o bem-estar e a qualidade de vida dos pets quanto a proteção das pessoas, resultando em um ambiente mais seguro em que sociedade e animais de estimação convivem livres de doenças”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes. 

Lançado em 2017, o Mais Saúde Animal teve suas atividades retomadas em 2021 após o controle do cenário pandêmico, fruto das ações de enfrentamento ao vírus da Covid-19 executadas pela SES. Neste ano, o projeto percorreu os municípios de Imperatriz, Arari, Pindaré-Mirim, Alcântara e bairros de São Luís.

Nas 11 edições, o programa aplicou 4.731 doses de vacina antirrábica, sendo 3.657 em cães e 1.074 em gatos. Além de 1.799 consultas veterinárias, 1.390 testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose, com 244 resultados positivos, e 948 animais receberam a coleira para repelir o mosquito transmissor da doença. 

Doenças

Causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, a Raiva canina é caracterizada por uma inflamação do encéfalo e da coluna vertebral, com letalidade de 100%.

Já a Leishmaniose Visceral (LV), popularmente conhecida por calazar, acontece após a picada do mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis). Os sintomas mais comuns são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia. 

Os seus tutores de animais com resultado positivo para Leishmaniose são orientados a buscar o Serviço Municipal de Zoonoses para a realizar o exame de ELISA que irá confirmar a doença. Essas informações são repassadas ao serviço municipal que ajudarão a nortear as ações de prevenção e controle, bem como identificar áreas prioritárias para a doença.

A Raiva e a Leishmaniose são consideradas zoonoses por serem doenças infecciosas que afetam a saúde de animais e seres humanos. 

Formas de prevenção

Atualmente, a vacina contra a raiva é a forma mais eficaz de proteção e está disponível para os animais e para os seres humanos. Já a prevenção contra a Leishmaniose é feita a partir do combate ao mosquito transmissor, mantendo a higiene ambiental, o que inclui limpeza periódica dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição (folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, locais onde os mosquitos se desenvolvem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário