segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Festa da virada será na nova extensão da Avenida Litorânea e terá dez horas de show


Para celebrar a chegada de 2023, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), programou um super evento da virada que vai marcar uma era. Um réveillon de frente para o mar com dez horas de show. Seis atrações comandarão a festa em uma moderna, segura e criativa estrutura de palco, som, leds e ornamentação que será montada na nova extensão da Avenida Litorânea.

A programação começa na tarde do dia 31 (sábado) com apresentação do grupo Raiz Tribal, às 16h, e um repertório recheado do melhor do reggae; em seguida, às 17h30, tem o grupo Argumento, com o melhor do samba e pagode; toda a alegria do Bicho Terra chega às 19h30, com os melhores ritmos do carnaval; às 21h30, a artista maranhense Fuega, sobe ao palco com seu repertório autoral e independente que busca diversificar e promover a veia POP nacional.

A cantora cearense Taty Girl começa o show às 23h30 e vai comandar a virada do ano. Em seu show, que costuma ter várias surpresas, não deverão faltar hits como Faltou Coragem, Rubi e Mel. A cantora já integrou os vocais das bandas Rabo de Saia, Gaviões do Forró, Forró Real e Solteirões do Forró.

Já no dia 1° de janeiro, às 2h da manhã, chega ao palco o cantor maranhense Erickson Andrade, com um repertório eclético e variado, resultado de quase 20 anos de carreira. Nos intervalos das atrações, o DJ Januário Júnior comanda as pick-ups. O evento foi pensando em detalhes para que todos os públicos se divirtam com segurança, conforto e tranquilidade. Ao longo de todo o espaço, uma decoração especial foi montada para brindar a chegada do novo ano.

“Tivemos um ano desafiador, uma retomada de todos os setores após uma crise grave de pandemia de Covid-19, mas não podíamos deixar de celebrar as vitórias e conquistas alcançadas. Por isso, convidamos toda a população a estar com a gente para comemorar e saudar o ano que está chegando, que com certeza será de grandes e boas novidades”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Para comemorar o ano que está chegando, não poderiam faltar os fogos de artifício. Serão montados 4 pontos de queima de fogos de artificio: um na Praça do Pescador, outro ao lado do monumento da serpente (na Avenida Litorânea), um atrás do palco das apresentações, e mais um na região da Península. Serão 5 minutos de queima de fogos silenciosos.

Apoio e parcerias

O réveillon do Maranhão conta com a parceria de diversas secretarias e órgãos estaduais, cada um desenvolvendo um papel especial para que o evento seja um grande sucesso. 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por exemplo, trabalha na inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa Mais Renda está inserido em todo o calendário de eventos da Secma e no réveillon não seria diferente. Nesse evento, 40 beneficiários do programa estarão trabalhando. 

Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) garante a ordem pública e a preservação das garantias dos brincantes. A Polícia Militar garantirá a segurança pública e a defesa social, enquanto o Corpo de Bombeiros assegura a integridade dos brincantes.

Outra importante parceria é com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que atua no estímulo estratégico na geração de trabalho, emprego e renda, ocasionando o aumento da circulação de visitantes ao estado.

Também presente nos eventos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garante a promoção de ações preventivas de saúde, democratizando as informações relevantes. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) é a operadora do serviço de transporte público, extremamente relevante em eventos de grande porte como o réveillon. A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) trabalha na defesa e garantia dos direitos humanos. Já a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) é importante parceira na estratégia de divulgação e publicidade nas informações referentes ao evento.

Réveillon para todos

O governo do Maranhão investiu em medidas de acessibilidade para o réveillon, o que garante igualdade de oportunidades e experiências a todos, sem nenhum tipo de barreira, beneficiando a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida. No local haverá um ambiente espaçoso, sinalizado, vagas para pessoas com deficiência no estacionamento, banheiros adaptados, intérprete de libras no palco das apresentações, transmissão ao vivo (via painéis de LED).

Números

A expectativa é de que pelo menos 150 mil pessoas passem pelo local do Réveillon do Maranhão. Ao todo, 1.500 prestadores de serviços diretos e indiretos, estão trabalhando no local.

Programação dia 31/12
16h - Raiz Tribal
17h30 – Argumento
19h30 - Bicho Terra
21h30 – Fuega
23h30 - Taty Girl

Programação dia 01/01
2h - Erickson Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário