quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Governador Carlos Brandão realiza série de inaugurações na UEMA e aumenta o potencial do Ensino Superior maranhense

 


Nesta quarta-feira (28), em São Luís, em fortalecimento do Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o governador Carlos Brandão inaugurou o HUB de desenvolvimento tecnológico educacional da UemaNet, a nova Biblioteca do CCSA, ginásio poliesportivo e o Prédio do Curso de Música. Na oportunidade, Carlos anunciou a construção de um Centro de Convenções.

O conjunto de obras entregues no Campus Paulo VI e no Centro, além de refletir o compromisso do Governo do Maranhão e da UEMA com a educação dos maranhenses, vai garantir a inclusão e a democratização ao acesso do esporte para a comunidade acadêmica e de toda adjacência, a potencialização das atividades educacionais e mais espaços para pesquisas.


Na ocasião, o governador Brandão, que é graduado pela Universidade Estadual, foi condecorado com a medalha de honra ao mérito universitário em comemoração aos 40 anos da instituição.

“É uma honra muito grande ser condecorado durante comemoração aos 40 anos de fundação da UEMA. Eu sou o primeiro governador egresso da UEMA, fico muito feliz porque vim para inaugurar obras e anunciar novas, a exemplo do Centro de Convenções que deve ocorrer em parceria com deputados federais e senadores”, comemorou o governador.


O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, destaca que os novos equipamentos asseguram melhores condições para o desenvolvimento de atividades pelos alunos e professores.

“Em um dia tão importante para nós, inauguramos três novos espaços: o HUB tecnológico UemaNet, a Biblioteca do CCSA e o ginásio poliesportivo que homenageia o professor José Nilson Andrade. São equipamentos que a nossa comunidade aguardava há algum tempo e que hoje oferecem melhores condições aos nossos estudantes e professores”, destacou o reitor da UEMA. 


Para o estudante Antônio Marcos, filho do professor José Nilson Alves, que deu nome ao novo ginásio poliesportivo, a homenagem é recompensadora.

“É motivo de um orgulho muito grande para mim e minha família ter um pai com grandes feitos, deixando um legado tão grande. É realmente muito gratificante!”, disse o estudante.


Hub de desenvolvimento tecnológico

A partir do comprometimento com a democratização do conhecimento, a inauguração do Hub de desenvolvimento tecnológico educacional, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) potencializa o desenvolvimento de soluções digitais e tecnológicas para a educação no estado do Maranhão. A iniciativa descentraliza as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Hub é composto pelas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Suporte de Sistemas, Estruturação de Ambientes Virtuais, Telecomunicação e Segurança, Suporte Técnico e HelpDesk, Suporte Audiovisual e Transmissão de Eventos e Pesquisa e Inovação. 

A obra foi custeada por meio de emenda parlamentar de R$ 250 mil do deputado federal Marreca Filho, com o complemento de mais R$ 250 mil, recurso do Governo do Maranhão, para investimentos em equipamentos e mobílias.


Ginásio Poliesportivo José Nilson Andrade

O Ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade homenageia o professor do Departamento de Educação Física, que durante toda sua trajetória na UEMA dedicou-se a fomentar a prática esportiva na instituição.


Com capacidade para cerca de 300 pessoas, o equipamento pode sediar modalidades como voleibol, basquete, futebol, entre outras, além de eventos culturais e de lazer. O espaço promoverá inclusão e democratização de acesso do esporte para a comunidade acadêmica e de toda adjacência. 

A obra foi concretizada graças ao apoio de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha e do Governo do Estado, por meio do apoio do governador Carlos Brandão.


Nova Biblioteca Renato Bacelar

A nova Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Renato Bacelar, que ocupa o espaço do antigo auditório do CCSA, conta com computadores para pesquisa, gibiteca e cabines para estudos individuais, além de um acervo composto por livros de Administração, Economia, Contabilidade, Informática, Metodologia Científica, Direito, Literatura, Sociologia, Marketing, Matemática, Educação, Psicologia e Filosofia. O acervo também conta com monografias e periódicos. 

A Biblioteca Setorial Renato Bacelar foi criada em 1996 pelo Diretório Acadêmico Bandeira Tribuzi, do curso de Administração, com o objetivo de disponibilizar informações de qualidade aos usuários e um local agradável para o estudo.


Prédio do Curso de Música da UEMA

O pacote de obras entregues à Universidade Estadual também inclui o Prédio do Curso de Música, inaugurado pelo governador Carlos Brandão na Rua da Palma, nº 308 e 316, no Centro de São Luís.

Pela primeira vez, em 17 anos, o Curso de Música recebe uma sede própria que atende à necessidade de um espaço de arte, vida e cultura aos alunos e professores. O local, agora requalificado e iluminado, ocupa o prédio da antiga Cadeia Pública de São Luís.

Curso de Medicina do Campus Paulo VI

Em outubro de 2022, o governador Carlos Brandão, juntamente com o reitor da UEMA, Gustavo Costa, assinaram o termo de execução para a construção do Centro de Ciências da Saúde, que abrigará o curso de Medicina do Campus Paulo VI, em São Luís.

As obras, que já estão em execução, integram o projeto de ampliação dos cursos de Ensino Superior em todo Maranhão e devem garantir um espaço para até 50 alunos por semestre letivo, com o total de 100 vagas por ano. A previsão é de que a primeira turma seja ofertada a partir de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário