quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Governo apresenta relatório de investimentos em saúde

 


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, apresentou, nesta quarta-feira (7), o Relatório Final de Execução Orçamentária do Governo do Estado na área da saúde, referente ao 3º Quadrimestre de 2021 e aos 1º e 2º Quadrimestres de 2022, para deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Durante a audiência, Tiago Fernandes apresentou as ações executadas pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante esse período e destacou a importância da transparência na gestão estadual.

“A Audiência Pública na Assembleia transmite o espírito de transparência e publicidade de todas as ações da saúde pública por parte do Maranhão. Hoje pudemos demonstrar a nossa programação anual de saúde, as ações e os serviços que foram realizados, bem como os investimentos e os aportes financeiros que foram executados dentro da política pública de saúde. Foram grandes investimentos, o que demonstra a grande transformação social percebida ao longo dos últimos anos na saúde pública do estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Para o deputado e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Pereira (DEM), o governo do Maranhão tem feito desde o governo Flávio Dino, e agora com o governador Carlos Brandão, investimentos e ampliações na rede assistencial de saúde.

“Parabenizo o estado do Maranhão enquanto deputado e médico que sou, pois tem dado uma assistência especial não só em relação ao pós-Covid, mas também de uma maneira geral à saúde pública, e isso podemos constatar nesta audiência pública”, destacou o presidente da Comissão de Saúde, Antônio Pereira.


Aumento da rede

Ao longo da audiência, foram destacadas ações da saúde realizadas pelo governo em todas as Regionais de Saúde do Maranhão com a abertura de novas unidades de saúde, como Policlínicas, Hospitais Regionais, HTO, Clínicas Sorrir, entre outros equipamentos de saúde. Entre o terceiro quadrimestre de 2021 e o segundo quadrimestre de 2022, a rede de saúde aumentou de 82 para 96 unidades próprias. Durante o terceiro quadrimestre de 2021, foram acrescentados à rede estadual de saúde o Sorrir da Ponta do São Francisco, o Hospital Regional de Pedreiras e a Policlínica de Imperatriz. 

No primeiro quadrimestre de 2022, foi entregue o Hospital Regional Dr. José de Abreu Silva em Barra do Corda; a Policlínica de Codó; o Shopping da Criança de Bacabal; a Policlínica do Coroadinho; o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi); e a Policlínica de São Bento.

Já no segundo quadrimestre de 2022, a rede passou a contar também com as seguintes unidades: Sorrir de Caxias; Policlínica de Caxias; HTO Caxias; Hospital da Criança de Presidente Médici; Hospital Regional de São Mateus; 1ª etapa do Hospital Regional de Açailândia; e FEME – Caxias.

Prestação de serviço

Com relação aos serviços prestados pelo SUS, durante o período em questão, foram beneficiadas 25.723 gestantes com o Programa Cheque Gestante Cesta Básica; 129.089 atendimentos realizados pelos profissionais da Força Estadual de Saúde; 224.504 procedimentos realizados pelo Sorrir; 304.115 pacientes atendidos pela FEME; 10.242 crianças atendidas com fórmulas infantis especiais; 2.786.716 atendimentos realizados pelas Policlínicas.

Investimentos
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que grande parte dos recursos investidos na pasta são provenientes de recursos do tesouro estadual. O Governo do Maranhão assume mais de 80% dos investimentos para a assistência e funcionamento da rede estadual de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário