quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Governo do Estado vai inaugurar Complexo de Segurança na região da Vila Maranhão

 


A região da Vila Maranhão vai passar a contar com um reforço importante para a segurança de moradores. Será inaugurado o novo Complexo de Segurança Pública, ação do governo do Estado, em parceria com a LIGGA – Projeto Porto São Luís. A previsão é que o complexo já comece a funcionar em janeiro do próximo ano, atendendo o bairro e entorno. 

A obra de infraestrutura é coordenada pela equipe do Porto São Luís e ao Estado cabe a aquisição de mobiliários, equipamentos e veículos. O complexo de segurança será composto por uma unidade da Polícia Militar e uma delegacia de Polícia Civil.

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Sílvio Leite, destacou a importância do novo equipamento, que se soma às ações já desenvolvidas na região. “A nova estrutura vai impactar positivamente na redução dos índices de criminalidade nesta região, em maior segurança para a comunidade e maior proximidade do policiamento. Será mais um reforço importante e significativo para a segurança pública e demonstrando com isso a importância da parceria entre o governo e a sociedade”, avaliou o gestor.

O Complexo de Segurança Pública da Vila Maranhão vai funcionar seguindo o mesmo planejamento existente para ouras unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil. Terá policiamento destacado atuando 24 horas, em ações como rondas, monitoramento de áreas e atendimento à população. Além do atendimento ao público na delegacia com registro de ocorrências, denúncias e investigações. 

Sílvio Leite destacou a relevância da parceria público-privada em prol da segurança pública no Maranhão. “As parcerias são sempre importantes, pois, garantem a execução de grandes projetos para as comunidades e consolidam a ação do poder público. Quem ganha com isso é a população”, frisou.

Redução da criminalidade

O secretário da SSP explica que a região da Vila Maranhão, assim como as demais áreas da Região Metropolitana de São Luís, é coberta por equipes policiais que atuam em viaturas específicas, com efetivo direcionado para o conjunto de bairros daquele entorno. 

“Os resultados destas ações são vistos em números. Um exemplo foi o mês de novembro, no qual o número de homicídios na Região Metropolitana de São Luís, e a Vila Maranhão está incluída, caiu 42,9%, comparado com o mesmo período do ano passado. Tudo isso devido a ações como monitoramento, barreiras policiais, policiamento preventivo e ostensivo. São destacados policiais a pé, nas viaturas e em motocicletas. Com o complexo, essas ações serão intensificadas”, pontuou Sílvio Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário