quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Governo investe na modernização do tratamento oferecido aos pacientes do Hospital Dr. Carlos Macieira

 


O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo na modernização da assistência especializada. A unidade tem oferecido o Serviço de Diagnóstico por Imagem em Deglutição (Videodeglutograma), exame realizado em pacientes internados com dificuldade em engolir alimentos e líquidos. 

O procedimento é realizado com acompanhamento de um fonoaudiólogo. “Para realizar o exame, utilizamos o aparelho de Escopia, uma espécie de raio-x que nos permite visualizar todo o processo de deglutição e assim chegar a melhor opção de tratamento e alimentação para o paciente”, disse a supervisora de Fonoaudiologia do HCM, Ygleicy Moysés. 

O objetivo do exame é identificar a disfagia, que decorre de uma doença de base, seja ela de origem neurológica (orofaríngea) ou mecânica (esofágica). O procedimento permite avaliar todas as fases do ato de engolir (deglutição), observando desde a contração da língua para empurrar o alimento (fase oral), até quando o alimento ou líquido é ingerido e segue em direção ao estômago (fase esofágica).

Somente a partir da identificação do distúrbio que causa a dificuldade para engolir alimentos sólidos ou líquidos, que o paciente é encaminhado para consulta com fonoaudiólogo e gastroenterologista e verificada a necessidade ou não do exame.  

Segundo a fonoaudióloga especialista em disfagia, Daniele Gonçalves, o exame garante mais qualidade ao processo de recuperação do paciente. “Dentre os benefícios estão o auxílio na definição da via de alimentação mais segura e identificar as principais alterações na deglutição. É com base nestas informações que montamos um plano terapêutico personalizado visando uma melhor recuperação e bem-estar ao paciente”, explicou. 

Na rede estadual, o Hospital Dr. Carlos Macieira é o primeiro a oferecer o exame de Videodeglutograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário