quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Hospital Geral da Vila Luizão realiza atividade alusiva ao Dia do Fonoaudiólogo

 

Celebrado em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo foi comemorado pelo Hospital Geral da Vila Luizão, nesta terça-feira (13), com uma programação voltada à melhoria na assistência do paciente hospitalizado. A unidade de saúde pertence à rede da Secretaria de Estado da saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).


Como parte da programação, a equipe multiprofissional participou de palestras sobre ‘Reintrodução da via oral em pacientes com enteral’ e o uso do espessante alimentar. “É importante a equipe entender o processo desde a avaliação até a retirada da sonda colocada para alimentar um paciente. O profissional fonoaudiólogo é quem realiza a avaliação inicial, daí cabe analisar em um quadro de 24 a 48 horas e a etapa da dieta depende da resposta do paciente, até o desmame da sonda”, explicou a fonoaudióloga Ana Karoline Dutra.


Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.


Segundo a diretora administrativa, Shyrlene Martins, as capacitações são necessárias para melhorar a assistência aos pacientes do Hospital. “Há necessidade de estarmos adquirindo novos conhecimentos. Aqui é um hospital porta aberta e temos que estar preparados para receber todo paciente. Neste momento com o repasse de informações por parte do fonoaudiólogo e nutricionista, mas pensando sempre em auxiliar toda equipe médica”, pontuou.


Para o fisioterapeuta Danilson Brito a informação é essencial para o cuidado dos pacientes da unidade. “É fundamental essa troca de conhecimento, cada profissional tem sua área, entender o que o colega está fazendo. É de acordo com essa troca de conhecimento que conseguimos propor um tratamento mais eficaz, mais direcionado, mais correto e quem ganha é o paciente”, afirma.


A coordenadora da Equipe Multiprofissional do Hospital reforçou a relevância do momento. “É um tema de relevante importância multidisciplinar, pois a reintrodução a alimentação e desmame da sonda enteral precisam desse envolvimento dos profissionais, principalmente, do acompanhamento da fonoaudiologia”, disse Alexsandra Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário