quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Investimento na Saúde resulta em mais de 73 mil cirurgias e ampliação da assistência à população

 


O trabalho do Governo do Estado garantiu o fortalecimento da rede estadual de saúde, em 2022. Até início de novembro, por exemplo, foram realizadas 73.500 cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, urológica, obstetrícia, entre outras. Os números são resultados dos importantes investimentos na saúde pública do Governo do Estado, realizados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os mais diversos procedimentos cirúrgicos, efetivados ao longo de 2022, fazem parte das ações do programa Avança Mais Cirurgias, iniciativa na qual a gestão estadual garante à população atendimentos com cirurgias eletivas, ampliando, assim, a assistência médica às pessoas.

“Conseguimos realizar muitos investimentos na saúde, neste ano, fortalecendo a rede e proporcionando atendimento de qualidade. É gratificante ver como, a cada ano que passa, temos conquistado novos avanços na área da saúde, melhorando a vida de quem mais precisa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Mutirões de cirurgias oftalmológicas

Uma das especialidades contempladas pelo programa Avança Mais Cirurgias é o de mutirões de cirurgias oftalmológicas que, até o momento, foram contabilizados 20.809 procedimentos nas diversas ações feitas em todas as regiões do Maranhão, conforme dados da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Por meio do programa Avança Mais Cirurgias, o Governo do Maranhão beneficiou milhares de maranhenses que aguardavam por cirurgias eletivas que foram suspensas durante o auge da pandemia. Trabalhamos de domingo a domingo para levar mais saúde e dignidade às pessoas. A realização dessas cirurgias devolve qualidade de vida e é esse nosso grande objetivo”, destacou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Marcello Duailibe.


Triagem

Para serem submetidos ao procedimento oftalmológico, os pacientes fazem triagem inicial com aferição de pressão, saturação, teste de glicemia e exame de biometria. Eles recebem alta no mesmo dia, logo após o procedimento cirúrgico, seja de catarata ou pterígio.  

Os casos de catarata são comuns em pessoas com mais de 55 anos. É uma doença associada a condições fisiológicas que afetam a lente natural dos olhos (a intraocular), deixando a visão turva ou embaçada. Já o pterígio é uma membrana que cresce no canto dos olhos composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que atinge a córnea. A sensação é de vermelhidão e coceira nos olhos.


Diversos atendimentos

O Avança Mais Cirurgias está dentro do programa Avança Mais Saúde que tem como foco garantir diversos atendimentos ao público em geral, mas com um diferencial: de forma itinerante.


"O Avança Mais Saúde é uma ação itinerante do Governo do Estado que engloba três grandes projetos: Avança Mais Unidades, Avança Mais Cirurgias e o Avança Mais Saúde. A junção desses programas faz com que os serviços que estão dentro das unidades hospitalares cheguem mais rápido e perto da população e assim conseguimos reduzir a fila de espera para consultas, exames, cirurgias”, explicou o secretário Tiago Fernandes.

Por meio do programa, as equipes da rede estadual de saúde vão para dentro das comunidades, através das escolas, oferecendo consultas médicas básicas e especializadas, atendimento odontológico, imunização, além de levar orientações para a promoção da saúde de toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário