quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Maranhão amplia maternidades com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança

 

O Maranhão ampliou para seis o número de unidades de saúde certificadas com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Com o reconhecimento, as maternidades pertencentes a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) avançam na assistência neonatal ao garantir um parto mais seguro, incentivo ao aleitamento materno e fortalecimento das ações de combate à mortalidade materna e infantil.

“O atendimento materno e infantil no estado faz parte do programa de governo iniciado em 2015, que tem como metas humanizar a assistência e capacitar os profissionais que atuam na área. Ao passo em que investimos em um serviço melhor, também estamos transformando vidas na expectativa de fazer um SUS cada vez mais justo e digno para os maranhenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

O selo IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Receberam o reconhecimento: as Maternidades de Paço do Lumiar, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha. Outras três unidades já haviam recebido o selo. São elas: a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de gestão estadual; o Hospital Universitário Materno-Infantil (HU-UFMA), de administração federal; e a Maternidade São Camilo (Balsas), gestão da rede privada.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA-SES), Nelma Silva, o principal impacto da adesão ao selo IHAC é o fortalecimento das ações de prevenção e redução da mortalidade materna e infantil no Maranhão. “Isso representa um salto significativo no serviço prestado às crianças e gestantes, o que garante ao hospital mais recursos por parto realizado, resultando em assistência mais moderna, ampliada e humanizada”, explicou.

Para alcançar a certificação, as maternidades atenderam aos critérios de avaliação. Dentre estes estão o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, a alimentação balanceada e individualizada, bem como a redução do uso de procedimentos invasivos.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Camila Kons, o aleitamento foi o serviço que mais recebeu investimentos. “Fizemos a ampliação da oferta dos serviços de amamentação com inserção de mais profissionais no setor de apoio a amamentação. Além disso, possibilitamos o diálogo sobre o assunto com as puérperas como forma de incentivar a doação, armazenamento e extração de leite humano”, contou.

Após a inserção das três maternidades, a SES deu início ao processo para que outras unidades da sua rede também recebam o selo IHAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário