quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Maranhão registra redução de 23,5% no número de focos de queimadas em todo o Brasil, aponta INPE

 


O Maranhão registrou entre janeiro e setembro deste ano redução de 23,5% no número de desmatamentos provocados por focos de queimadas em todo o Brasil, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o Maranhão está entre as quatro federações que mais reduziram os índices no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os dados, apresentados na manhã desta quarta-feira (14), durante coletiva, são resultado das ações dos Programas ‘Maranhão sem Queimadas’ e ‘Guardiões do Bioma’, realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com municípios e com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA).  

“É importante essa parceria com as prefeituras para dar maior capilaridade ao programa. Nós tivemos a redução de 4% das queimadas no Estado do Maranhão e em relação ao cenário nacional, tivemos a redução de 23%. O Maranhão se colocando como otimizador desses resultados”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Raysa Maciel.


O Ranking Nacional Focos de Calor 2022 do INPE aponta os quatro Estados que alcançaram os melhores índices na queda de queimadas. Em quarto está o Maranhão; em seguida o Amazonas, Mato Grosso e o Pará, em terceiro, segundo e primeiro lugares, respectivamente.

Total de áreas desmatadas

Para se ter ideia desse resultado, o Maranhão registrou, entre janeiro e setembro de 2021, um total de 152.603,5 hectares de áreas desmatadas. Esse ano, no mesmo período, o número caiu para 116.780,10 hectares, totalizando na redução de 23,5%.

No país, foram contabilizados 1.433.423,7 hectares de áreas desmatadas em 2021, entre janeiro e setembro. Já em 2022, também entre janeiro e setembro, foram 1.292980,07 hectares, chegando a 9,8% no total de redução de queimadas.

“O Maranhão melhorou esse ano no ranking nacional sua posição. Com isso, apresentamos para a sociedade esses resultados. Ratifico que é muito importante trabalharmos com a prevenção, e é por isso que a orientação do governador é que trabalhemos cada vez mais com ações de prevenção de combate às queimadas”, contou o comandante-geral do CBMMA, Célio Roberto.  


Queda nos focos de incêndios florestais no Maranhão

Outro dado importante que também foi evidenciado na coletiva, foi o de redução no número de focos para causar incêndios florestais no Maranhão. Segundo a SEMA, entre janeiro e setembro de 2021, foram 5.144 focos. Já no mesmo período em 2022, o total contabilizado foi de 4.955, chegando a uma queda de 3,68% no quantitativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário