segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Miudinhas da semana!


Então é Natal...

O Natal do Maranhão começou a todo vapor. Iniciada no último dia 3 de dezembro, na Praça Deodoro, em São Luís, a programação natalina do governo do Estado conquistou de cara os maranhenses - e segue para mais cantos do território maranhense com o Natal Intinerante, percorrendo municípios como Buriticupu, João Lisboa, Poção de Pedras, Barra do Corda, Urbano Santos, Grajaú, Timon, Dom Pedro, Rosário, entre outros.


Ilha menos violenta

Queda de 42,9% das ocorrências de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) sobre casos registrados na capital maranhense e, ainda, em Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, em novembro deste ano, no comparativo com o mesmo mês de 2021. Considerando apenas São Luís, a redução dos casos foi de 50%.


Indústria aeroespacial no Maranhão

Um dos assuntos que dominou a semana foi, sem dúvida, a chegada das primeiras peças e equipamentos do foguete que será lançado em Alcântara ainda este mês, pela Innospace. Os materiais, que vieram pelo cargueiro Boeing 747 (um dos maiores aviões do mundo) já foram enviados ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e marcam tanto a retomada dos lançamentos de foguetes e satélites na CLA, quanto o fortalecimento da instalação da indústria aeroespacial no Maranhão.


Dezembro Vermelho

Iniciada a campanha estadual do Dezembro Vermelho, iniciativa do governo do Maranhão em prol da luta contra o HIV/Aids. A ação visa garantir proteção contra o vírus, com oferta gratuita de um conjunto de medidas conhecido como Prevenção Combinada - dentre as formas disponíveis, estão testes rápidos, preservativos masculino e feminino, vacinação contra doenças sexualmente transmissíveis (Hepatite B e Papilomavírus Humano - HPV), medicações para pré e pós-exposição a situações em que exista o risco de contato com o vírus HIV, além de exames de pré-natal para gestantes como forma de prevenção da transmissão vertical.


Saúde e cultura para as crianças

Novidades para os pequenos nesta semana. Entrou em atividade em São Luís o Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves, no Hospital da Ilha, voltado para o público com até 14 anos. Já no lazer, a criançada poderá se divertir bastante no ‘Natal Vem pro Parque', projeto que terá programações no Parque Rangedor (10) e na Praça da Lagoa (11), às 17h. Os próximos encontros serão nos parques São João Paulo (17) e Vila Palmeira (23).


Miudinhas finais

O governador Brandão assinou o Decreto nº 38.025, que definiu o período de recesso para servidores civis da administração direta, autárquica e fundacional do Estado, marcado para 19 a 23 e 26 a 30 de dezembro;

Também foi anunciado o pagamento da 2ª parcela do 13º salário para os servidores estaduais, marcado para o dia 16 de dezembro;

E teve ainda Maranhão premiado nacionalmente (de novo)! O programa Adote Um Casarão, do governo do Estado, ganhou o 3º lugar no prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que reconhece iniciativas de preservação e salvaguarda do patrimônio. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário