domingo, 18 de dezembro de 2022

Miudinhas da Semana


Miudinhas da Semana

Diplomações

A semana iniciou com o governador Carlos Brandão participando da cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Já neste fim de semana, Brandão será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em sessão solene, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.


Parceria com CLA

Também nesta semana, Brandão visitou as instalações da empresa sul-coreana Innospace, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), para dialogar sobre o lançamento de um satélite com motor híbrido, patenteado pela própria startup asiática, a partir da base de Alcântara, que ocorrerá nos próximos dias. O governador discutiu, também, sobre a capacitação profissional dos maranhenses para o setor de tecnologia espacial e as possibilidades de novas parcerias para fortalecimento do Maranhão no programa espacial brasileiro.


Maranhão na Flórida

De foguete para avião: foi realizado o primeiro voo do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, para Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos. A nova conexão é uma ação do governo do Maranhão, feita pela companhia aérea Azul. O voo terá frequência de quatro vezes por semana, saindo do Aeroporto Val-de-Cans, em Belém.


Fortalecimento das micro e pequenas empresas maranhenses

Em 2022, o governo do Estado reativou o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Maranhão (Fopema), que visa fortalecer o desenvolvimento do estado por meio do incentivo a pequenos e médios empreendedores. Nesta semana, uma série de ações foram anunciadas como planejamento para 2023 durante a Assembleia Geral do Fopema, realizada em São Luís.


Novo complexo de segurança

Para janeiro de 2023, é aguardada a inauguração do novo Complexo de Segurança Pública da Ilha do Maranhão - ação do governo do Estado em parceria com a LIGGA – Projeto Porto São Luís, que visa atender a região da Vila Maranhão e entorno.


Procon em ação

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) ingressou na justiça contra a Uber e a concessionária administradora do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, a CCR Aeroportos, pela falta de sinalização e de um local adequado para o embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativo. Outra ação do Instituto foi o lançamento de nova pesquisa dos preços de combustíveis na Grande Ilha, com gasolinas comum e aditivada encontradas a R$ 4,68 no Bequimão, em São Luís.


Reforço na saúde

Com o aumento da procura da tenda da Vacinação de Natal, o governo do Estado prorrogou a ação de imunização contra Influenza e Covid-19 nas Praças Deodoro e Dom Pedro II, no Centro da capital, até 6 de janeiro de 2023. A tenda funciona de quinta-feira a domingo, das 17h às 20h, e atende ao público de todas as idades. Já em Imperatriz, foram iniciadas as atividades do Ambulatório de Síndromes Gripais, com serviço aberto ao público e sem necessidade de agendamento, em funcionamento na sede da Unidade Regional de Saúde (URS), no Centro, das 8h às 17h.


Miudinhas

O Maranhão registrou, entre janeiro e setembro de 2022, uma redução de 23,5% no número de desmatamentos provocados por focos de queimadas;


Outro destaque do estado foi a ampliação para seis do número de unidades de saúde certificadas com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC);


No último diagnóstico do Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), 90,9% das praias monitoradas na Região Metropolitana de São Luís estão próprias para banho;


E foi iniciado o Natal Solidário das Mercês, com atrações culturais gratuitas e doação de roupas e brinquedos para a comunidade do Centro Histórico. O encerramento será neste domingo (18), com apresentação de Neguinho da Beija-Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário