segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Obras educacionais e inclusão social marcam educação pública no Maranhão em 2022


Escolas Militares e IEMA

Em julho de 2022, o governador Carlos Brandão oficializou a criação de 40 novas escolas militares em todo o estado. Com a expansão, o Maranhão terá um total de 81 Colégios Militares. As escolas terão coordenação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, órgãos responsáveis pela condução desta iniciativa.

“Nossa cidade sempre sonhou com uma unidade de escola militar. Nós precisávamos dessa modalidade de ensino que vem auxiliar, enriquecer os nossos jovens alunos e contribuir ainda mais para que possam ter um futuro promissor. E temos certeza que trará bons resultados”, declarou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

Atualmente, o governo possui 34 unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e 25 unidades de IEMAs vocacionais. Em 2022 foram entregues unidades do IEMA Pleno nos municípios de Carutapera, Santa Helena, Chapadinha, Coelho Neto, Tutóia, Balsas, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês e São Mateus. Foram entregues, ainda, IEMAs do campo em Peritoró, Timon e Vila Maranhão; além de um IEMA vocacional em São Luís.

Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade

O Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade é uma instituição da rede estadual de ensino do Maranhão, fundada em agosto de 2021, no bairro da Liberdade. A criação do centro era uma antiga reivindicação da comunidade no período da implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil que compreendeu os bairros da Camboa, Diamante, Fé em Deus e Liberdade, que atualmente constituem o Quilombo Urbano da Liberdade.

O Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade tem como premissa uma educação inclusiva, ampliando a ideia de que cada um tem o seu direito, sem barreiras para uma educação integral.

Formatura primeira turma indígena do Maranhão

Em outubro de 2022 aconteceu a cerimônia de colação de grau da primeira turma de professores indígenas do Maranhão, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mais de 50 indígenas se formaram no curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena, que integra o Programa de Formação de Docentes para a Diversidade Étnica (Proetnos). O programa foi criado em 2016 para formar professores indígenas para atuar em suas próprias comunidades.

Com a colação, os formandos estão prontos para atuar como professores da educação infantil e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, unindo os conhecimentos tradicionais de seus povos à educação formal.

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