terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Policlínicas realizam mais de 2,7 milhões de atendimentos em 2022

O Governo do Estado segue focado no objetivo de descentralizar os serviços de saúde no Maranhão. Somente neste ano, cinco policlínicas foram inauguradas: três no interior, nas cidades de Codó, São Bento e Caxias, e duas na capital. Com as novas entregas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alcançou a marca de 17 policlínicas, e as unidades foram responsáveis por mais de 2,7 milhões de atendimentos, entre os meses de janeiro e novembro de 2022.

As policlínicas fazem parte de uma estratégia da gestão estadual que oferece atendimento ambulatorial especializado à população da capital e interior. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou algumas conquistas da pasta.

“Nesta gestão, entregamos a Policlínica do Coroadinho e a Policlínica de Caxias. Ao levarmos assistência especializada a diversos pontos do estado, nós seguimos com a proposta de expandir a oferta de serviços de saúde para toda a população, evitando o deslocamento por grandes distâncias para ter acesso ao atendimento”, ressaltou.  


"Seguir ampliando os serviços de saúde e sempre pensando no melhor a população maranhense. Debatendo diretrizes para continuar realizando uma gestão pública eficiente e transformando milhares de vidas todos os dias. Uma determinação do nosso líder e governador Carlos Brandão de defender o SUS com propósito, levando novos equipamentos e serviços de saúde para cuidar das pessoas", reforçou Marcello Duailibe, Presidente da EMSERH. 

Desde abril, a Policlínica do Coroadinho apresentou uma média de 20 mil atendimentos por mês, já a Policlínica de Caxias, desde agosto, uma média de cerca de dois mil atendimentos. As unidades oferecem uma gama de especialidades, dentre elas, estão: cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, reumatologia e médico especialisa em dor (anestesista). 

As 17 policlínicas fazem parte da rede de referência do Estado e estão distribuídas em São Luís – Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho –, e nas cidades de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento, Codó e Caxias. Acesso ao atendimento para realizar marcação de consultas é preciso ter encaminhamento médico de unidade do SUS para uma das especialidades ou exames ofertados.

No caso da capital, para agendar, basta se dirigir a um dos Vivas Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão). Outro canal de marcação é www.procon.ma.gov.br ou APP Viva Procon ou ainda pelo número do Disque Saúde (98) 3190-9091. No interior, o encaminhamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário