domingo, 18 de dezembro de 2022

Primeiro voo para Flórida é realizado em São Luís

 


Nesta sexta-feira (16), foi realizado o primeiro voo do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, para Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. A nova conexão é uma ação do governo do Maranhão, via Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e foi feita pela companhia aérea Azul. O voo terá frequência de quatro vezes por semana, saindo do Aeroporto Val-de-Cans, em Belém. Esse e novos voos reafirmam o compromisso do governo na expansão da malha aérea do estado.

O titular da Setur, Paulo Matos, avaliou a importância da conexão para a economia e a movimentação turística no estado. “Foi um voo inaugural e nossa expectativa é que se consolide e que os maranhenses não precisem mais ir para um aeroporto em São Paulo ou Rio de Janeiro, mas, que partam confortavelmente de São Luís, façam conexão em Belém e cheguem aos Estados Unidos”, pontuou.

A proposta também é integrar os americanos e trazê-los para conhecer o Maranhão, explica o secretário Paulo Matos. “A nossa expectativa é de trazer os americanos para conhecer o Maranhão. Estamos trabalhando uma rota integrada com o estado do Amazonas, Pará e o Maranhão para oferecer aos americanos um pacote para que eles possam conhecer, além da floresta Amazônica, Marajó e Belém, também conheçam nossa capital São Luís e os Lençóis Maranhenses”, frisou.

O titular da Setur destacou que, com a oferta do voo, deve haver uma redução no valor das passagens. “Temos essa expectativa de que a passagem tenha valor bem menor e com todo o conforto da viagem, sem que o maranhense precise se deslocar para o sul ou outro local para ir aos Estados Unidos. Encurtamos a distância e garantimos o conforto ao maranhense, mas, sobretudo, também temos a expectativa de trazer os americanos para que conheçam o nosso estado”, ressaltou.

O Estado tem feito reuniões com as companhias aéreas nacionais e internacionais para realização dos voos para os Estados Unidos e Portugal. A gestão tem como atratividade para as empresas a redução do ICMS do querosene de aviação de 27% para 7% e as belezas naturais do Maranhão que são reconhecidas nacionalmente e atraem muitos turistas. 

O voo entre São Luís e Belém foi acordado com a Azul para encurtar distâncias e fomentar o turismo nacional e internacional, além de criar um fluxo de tráfego alternativo aos grandes hubs internacionais do país. A nova opção para chegar aos EUA, por meio de Fort Lauderdale/Miami, significa uma economia de tempo de diversas horas, sem que os passageiros precisem se deslocar para grandes aeroportos, como Guarulhos ou Galeão. “Este é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros”, ressaltou Paulo Matos.

Nos próximos meses, o Maranhão terá voo para Portugal. A rota charter ligará Lisboa – Ponta Delgada – São Luís e será operada pela Sata Azores Airlines. A ligação aérea inédita e estratégica permitirá trabalhar de forma diferenciada o mercado brasileiro, visando, dessa forma, a atração de novos turistas. Os pacotes do voo charter são uma parceria com a Taguatur e as operadoras portuguesas Solférias e Exótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário