quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Procon/MA determina que plano de saúde facilite autorizações de exames a pacientes com autismo


O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) expediu uma determinação ao plano de saúde Hapvida que deve facilitar a autorização de exames, consultas e outros procedimentos a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após denúncias de consumidores prejudicados, o convênio foi notificado e deverá dispensar o procedimento de reconhecimento facial e biometria para esses pacientes. 

O órgão instaurou uma Portaria de Investigação Preliminar (PIP) e, além da exigência de dispensa da confirmação de dados por biometria e reconhecimento facial, o plano de saúde deverá apresentar esclarecimentos sobre a prestação dos serviços, informações sobre medidas adotadas para atender e dar continuidade e liberações de atendimento médico e laboratoriais aos pacientes com TEA, além de esclarecimentos sobre a forma como os consumidores prejudicados pela negativa do plano serão ressarcidos pelos danos sofridos.

Após a notificação, o plano de saúde tem o prazo de cinco dias para responder ao órgão, estando sujeito às sanções previstas no Código Penal, Código de Defesa do Consumidor e lei estadual, que incluem punições como multa e suspensão das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário