segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Sarney participa da diplomação de Lula

 


Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff compareceram à diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, 12. Sarney e Dilma ficaram na primeira fileira do público presente ao evento, de frente para o próprio Lula, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e demais ministros da Corte. Os dois também foram citados por Lula em seu discurso de agradecimento como “companheiros”.

Sarney se tornou aliado de Lula enquanto o partido buscava aumentar sua base política no Congresso. Quadro histórico do MDB, Sarney era senador durante os mandatos do petista e exerceu a presidência da Casa entre 2003 e 2005 e entre 2009 e 2013.

Nos governos Lula, José Sarney teve muita força e indicou aliados em cargos estratégicos, a exemplo de Lobão no Ministério de Minas e Energia. Sarney dominou também as estatais do setor. No governo de Dilma Rousseff a força de Sarney se desconcentrou das estatais e se concentrou nos ministérios. Sarney manteve a indicação de nomes de sua estrita confiança nas Minas e Energia e no Turismo. Nem a queda do então ministro Pedro Novais do Turismo, por suspeita de corrupção, abalou Sarney. Para o lugar do demitido ele indicou Gastão Vieira.

Outros ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Fernando Collor (PTB) estão ausentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário