quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Ações preventivas e rápidas respostas marcam trabalho de bombeiros diante das fortes chuvas no Estado

 


O intenso período chuvoso teve início no Maranhão e, como forma de minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas no Estado, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CEPDC/CBMMA) tem realizado, de forma contínua, ações preventivas e também de enfrentamento aos possíveis danos decorrentes das intensas chuvas.  

Uma das medidas de prevenção adotada é a de monitorar os municípios maranhenses com maior vulnerabilidade e que possuem histórico de desastre hidrológico vinculado ao excesso de chuvas como alagamentos, enxurradas e inundações.

Diante deste cenário, o acompanhamento é realizado nas principais bacias hidrográficas do Estado, dentre as quais estão os Rios Mearim (principalmente nas cidades de Pedreiras e Trizidela), Itapecuru, Turiaçu e Munim.


"Intensos treinamentos realizados pelos nossos Bombeiros Militares. A capacitação tem sido um dos pontos fortes que faço questão de destacar, valendo assim o jargão: "treinamento difícil, combate fácil". Não dá pra precisar onde e quando os sinistros ocorrerão, mas dá para nos prepararmos para qualquer cenário, em certa medida o que fazemos treinando é prevenção. Estamos juntos e Deus está conosco!" frisou o Coronel Célio Roberto, Comandante-geral do CBMMA.


Para realizar de forma mais efetiva as ações de prevenção e também dar respostas às situações adversas, a CEPDECMA possui uma sala de situação localizada Avenida Jerônimo de Albuquerque, Edifício Nagib Haickel, s/n, Calhau, onde os pontos considerados de risco são monitorados, 24h por dia, por meio de imagens de satélites e informações de órgãos  meteorológicos nacionais.  

Recentemente, a CEPDECMA foi acionada para atendimento de três ocorrências em diferentes bairros de São Luís, sendo eles o São Raimundo, São Francisco e Residencial Paraíso. Na ocasião, as ocorrências foram o colapso de um muro, desplacamento de laje de um prédio comercial e queda de árvore.

Prontamente, os militares do CBMMA foram aos locais e realizaram os devidos procedimentos nesses casos e, ao fazer o vasculhamento de área, detectaram que nas referidas situações não houve perdas humanas, somente danos materiais.

Essas e outras importantes ações como, por exemplo, cursos de capacitação, ocorrem durante o ano todo, mas são intensificadas principalmente nos períodos de chuvas mais constantes. As capacitações tratam de ponto relacionados à parte teórica como a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, mas também de ações práticas como o plano de contingência, mapeamento de risco, noções de vistorias e visitas técnicas em áreas consideradas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário