quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Brandão lança Cartão Transporte Universitário 2023, assina parceria com escola digital e entrega computadores para Centros de Juventude

 


Mais estudantes maranhenses serão beneficiados com o programa Cartão Transporte Universitário, iniciativa estadual que garante bolsas para o custeio do deslocamento diário de alunos de baixa renda. Nesta quarta-feira (25), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o governador Carlos Brandão assinou a autorização para lançamento do Edital 2023.1 do programa.

O governador Carlos Brandão destacou que capacitar a mão de obra juvenil do Maranhão é uma forte meta da sua administração e essas políticas são essenciais para que os maranhenses alcancem espaço no mercado. “É uma data histórica onde a gente vai dar oportunidade há milhares de jovens, que têm talento, competência, mas precisam dessa oportunidade”, disse Brandão.


O edital 2023.1 do Cartão Transporte Universitário prevê que 3.020 jovens sejam alcançados. Instituído pela Lei nº 10.691, de 26 de setembro de 2017, o programa já beneficiou mais de 6 mil estudantes maranhenses do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas.

As bolsas serão divididas da seguinte maneira: 1.200 bolsas atenderão estudantes universitários e 1.820 serão destinadas a alunos de unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).


Maranhão e a Plataforma Co.Liga

A cerimônia também foi marcada por outras importantes conquistas para a juventude maranhense: a assinatura de termo de parceria entre o governo do Maranhão e a plataforma Co.Liga e a entrega de computadores para modernizar a estrutura dos Centros de Referência de Juventude dos municípios de Caxias e Pedreiras.

Com a parceria firmada entre o Maranhão e a Co.Liga, mais alunos maranhenses terão acesso aos 38 cursos livres e gratuitos ofertados pela plataforma, nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais.   

A Co.Liga é uma escola digital focada na inclusão no campo da Economia Criativa e na formação profissional e integração produtiva para jovens, especialmente das classes C, D e E. A iniciativa é fruto de parceria entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, e já emitiu mais de 4 mil certificados. Atualmente, mais de 20 mil alunos estão inscritos no Co.Liga. 

Novos computadores para a juventude de Caxias e Pedreiras

A cerimônia foi encerrada com a entrega de novos computadores e mobiliário para os laboratórios de informática dos Centros de Referência de Juventude (CRJ) em atividade em Caxias e na cidade de Pedreiras.

Os CRJs atendem adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Os CRJs são espaços acessíveis e aberto que possibilitam adolescentes-jovens a atividades tecnológicas e profissionalizantes, e buscam favorecer a formação pessoal, profissional e política, promovendo a integração à comunidade e à sociedade, desenvolvendo ações que oportunizam o protagonismo juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário