quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Cidadania fica fora da base de Lula e Eliziane deve trocar de partido



Deputados do Cidadania decidiram durante reunião ocorrida no último fim de semana, que vão ficar fora da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com parlamentares da sigla, os deputados manterão uma posição de independência em relação ao Palácio do Planalto, apesar do diretório nacional ter aprovado o apoio “incondicional” ao petista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com cinco deputados na próxima legislatura, a legenda, presidida nacionalmente por Roberto Freire, formou em maio do ano passado uma federação com o PSDB, e articula uma junção com o Podemos, que anunciou em novembro a incorporação do PSC.

Vale lembrar que o Cidadania apoiou Lula durante o segundo turno da eleição presidencial contra o então presidente Bolsonaro. Na primeira etapa da disputa, a sigla integrou a coligação da agora ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), que também apoiou o petista no segundo turno.

No Senado Federal a única parlamentar do Cidadania que fará parte da base lulista, será Eliziane Gama (MA).

Portanto, a senadora deve deixar o Cidadania e pode desembarcar no PSD, PSB ou MDB, segundo apurou o Blog Eduardo Ericeira

Atualmente a senadora maranhense é a única representante do Cidadania na Câmara Alta em Brasília, o que não lhe garante presidir uma comissão técnica da Casa e nem ser liderança do partido, fato que pode está incomodando a parlamentar que vinha experimentando altas doses de holofotes e mídia como adversária do então governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para cacifar sua decisão de deixar o Cidadania, Eliziane esteve reunida nesta quarta-feira (18), com o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro, Gilberto Kassab, para tratativas de mudança de legenda. 

Além do PSD, a senadora de base evangélica também flerta com o PSB, do ministro da Justiça, Flávio Dino e com o MDB da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário