quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Comitê Gestor de Prevenção das Chuvas realiza ações cautelares na Grande Ilha

 


Nesta quinta-feira (26), após reunião de alinhamento do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), foram definidas ações cautelares e de reparação aos danos causados pelas fortes chuvas em áreas da Grande Ilha.

Após o diálogo do CPAV, equipes foram deslocadas a localidades como à Lagoa da Jansen, nas proximidades da Concha Acústica; ao estacionamento do Tropical Shopping; ao espaço próximo ao Curso Wellington, no Renascença II; à Maiobinha; ao Riacho Verde; Avenida Santos Dumont, atrás do antigo Jaguarema; área do Mercado Central; e também à região atrás do Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia. A Casa Civil está em contato com a Prefeitura de São Luís para otimizar as frentes de trabalho e não ocorrer duplicidade das ações realizadas.

O secretário-chefe da Casa Civil e da Comunicação Social, Sebastião Madeira, falou sobre o início dos trabalhos do Comitê, que possui atuação conjunta entre vários órgãos do Estado, a exemplo da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Defesa Civil, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), secretarias de Estado de Governo (Segov), Infraestrutura (Sinfra) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Diante da chuva, de 152 milímetros, ocorrida em 12 horas, e os transtornos que ela causou ontem [dia 25], como alagamentos, engarrafamentos, o governador Brandão decidiu criar um grupo através de um decreto para poder acontecer uma ação imediata. Neste grupo, foram colocados vários órgãos do governo e a execução dos trabalhos já foi iniciada para diminuir todos os transtornos causados”, afirmou Madeira.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, comunicou que todos os pontos de alagamento já foram identificados e devem passar por intervenções nas calhas de escoamento que cortam a Grande Ilha de São Luís.

“São ações emergenciais a partir das diretrizes do governador, encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. Nós daremos início ao trabalho de desobstrução dos córregos que cortam a Ilha de São Luís, no sentido de dar melhor vazão quando tivermos uma precipitação com um nível muito acima do esperado”, assegurou o coronel Célio Roberto.


O diretor de Operações da Caema, Cristovam Filho, explicou como está sendo feita a avaliação para a desobstrução das galerias na região do Mercado Central, intervenção que deve ser realizada no período noturno.


“Com o auxílio da Defesa Civil, estamos fazendo um estudo na área do Mercado Central que precisa ser bem mais planejado por conta do trânsito, há carros estacionados em cima da galeria. Teremos que abrir essas galerias, entrar com equipamentos e retirar todo o material sólido que há”, explicou o presidente da Caema.


Comitê Gestor de Prevenção das Chuvas

Na tarde de quarta-feira (25), visando promover medidas de prevenção e reparação aos danos causados pelas fortes chuvas, o governador Carlos Brandão assinou decreto para a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), que conta com ação conjunta entre secretarias e órgãos de governo.


“Assinamos um decreto envolvendo várias secretarias sob a coordenação da Casa Civil, para que a gente possa fazer um diagnóstico dessa situação, acompanhar de perto e dar apoio à população naquilo que for necessário”, disse o governador Carlos Brandão.


Na ocasião, ao assinar o decreto de criação da CPAV, o governador ressaltou que as ações do Comitê devem beneficiar tanto a capital, quanto os demais municípios maranhenses.

“O Maranhão já está preparado com uma Defesa Civil muito qualificada com uma experiência de muitos anos. Então, a gente vai acompanhar não só nas demais cidades maranhenses, mas também na capital. O que a gente espera é poder prestar um bom serviço à população”, garantiu Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário