quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Conselho Empresarial do Maranhão inicia atividades em 2023 com reuniões das Câmaras Setoriais

 


O Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) inicia o ano realizando reuniões individuais de suas oito Câmaras Setoriais. Cada uma delas, compostas por Secretarias de Estado e entidades empresariais, irão formular três proposições que serão levadas à reunião ordinária do Conselho, sob a presidência do governador Carlos Brandão, que ocorrerá no final do mês de fevereiro.

A primeira reunião individual foi realizada nesta terça-feira (24), da Câmara Setorial de Apoio e Fomento às MPEs, coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).

Durante a reunião, realizada na sede da Seinc, foram apresentadas as ações do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema), onde três propostas para atuação dentro do Cema foram debatidas.


Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, as reuniões estratégicas do Cema têm papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Por encaminhamento do governador Carlos Brandão, viveremos um ano de 2023 com muitas ações do Cema, principalmente no que corresponde à nossa jornada de desenvolver cada vez mais o Maranhão. Ações que visam impactar o estado a nível estadual e nacional e, claro, sempre com um diálogo amplo para criar novas possibilidades ao povo maranhense”, analisou o secretário.


Já Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), ressaltou a importância do olhar sensível do governo para o setor empresarial/produtivo. “Vamos crescer juntos. Iniciativa privada e governo. O estado que não produz não cresce. O governador demonstra interesse de aproximação com o setor produtivo, assim a união avança para o crescimento significativo dos setores”, destacou.

Além da Seinc e Fiema, participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

As demais Câmaras Setoriais seguem realizando suas reuniões de alinhamento de forma individual até o mês de fevereiro.


Câmaras Setoriais

As oito Câmaras Setoriais do Cema são:
Câmara Setorial de Apoio e Fomento às MPES, coordenada pela Seinc;
Câmara Setorial da Agroindústria, coordenada pela Sagrima e Sema;
Câmara Setorial do Apoio à Inovação, coordenada pela Secti;
Câmara Setorial da Aquicultura e Pesca, coordenada pela Sepa;
Câmara Setorial do Comércio, Serviço e Indústria, coordenada pela Sefaz e Seinc;
Câmara Setorial da Energia, Gás, Minério e Metalurgia, coordenada pela Sedepe;
Câmara Setorial da Infraestrutura, coordenada pela Sinfra;
Câmara Setorial de Turismo, coordenada pela Setur;
Câmara Setorial da Região Tocantina, coordenada pela AgemSul.

Sobre o Cema

O Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) foi criado por meio do Decreto 30.613, de 2 de janeiro de 2015, e é um órgão que tem por finalidade debater e propor diretrizes específicas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico do Maranhão, com a articulação das relações entre o Governo, entidades empresariais e representantes da iniciativa privada.

No mês de outubro do ano passado, o Conselho foi reativado pelo governador Carlos Brandão, após o período crítico da pandemia do Covid.

O principal papel do Cema, por meio de suas Câmaras Setoriais, é de ser um fórum de integração das estruturas públicas e privadas, buscando convergência de iniciativas e articulação de políticas públicas com foco no desenvolvimento produtivo, por meio do adensamento das cadeias trabalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário