segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Cortejo de Blocos Tradicionais no Centro de São Luís marca a abertura do Pré-Carnaval do Maranhão 2023

 


Um multicolorido cortejo de blocos tradicionais de São Luís marcou a abertura da programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão 2023, nesta sexta-feira (20). O som de tambores, retintas, agogôs e maracás ecoaram pelas ruas centenárias da capital maranhense, sinalizando aos foliões o início de mais uma temporada carnavalesca, a primeira após dois anos de pandemia. 

Para o Pré-Carnaval deste ano, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), preparou uma vasta programação. Em São Luís, serão quatro finais de semana de folia, com grupos de blocos tradicionais, shows de atrações locais e mais de 10 trios elétricos.  

Além das folia nas avenidas Beira-Mar e Litorânea, dessa vez a programação momesca chegará também a vários bairros de São Luís, com o Carnaval Itinerante. 

Na Avenida Beira-Mar, a folia será sempre aos sábados (21 e 28 de janeiro; e nos dias 4 e 11 de fevereiro), a partir das 16h, nas imediações do Complexo Cultural e Tecnológico da REFFSA. Na extensão da Avenida Litorânea, a folia está marcada para os domingos também com início às 16h.  

“É um dia de muita alegria, depois de dois anos de pandemia. Estamos aqui percorrendo as ruas do Centro, fazendo a abertura do Pré-Carnaval do Maranhão”, comemorou o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda. 

A concentração dos blocos foi na Praça Deodoro. De lá, dezenas de brincantes levaram alegria ao atravessar a Rua Grande e a Praça João Lisboa, até a chegada com festa na Praia Grande, onde o cortejo foi encerrado.

“Olha a alegria! E é só o começo… Aqui na Rua Grande, saindo da Praça Deodoro, vamos chegar à Nauro Machado em grande estilo. É o Maranhão ensinando o Brasil como é que se faz grandes eventos. Podem vir. A festa é linda, a festa é popular, a festa é do povo”, disse o secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, que também participou do cortejo.  


Pré-Carnaval nos bairros

O grande destaque da programação do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 será a descentralização da festa, com atrações em diversos bairros da capital maranhense, por meio do Carnaval Itinerante. 

Trios elétricos e bandas vão animar os bairros do Cohatrac, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Monte Castelo, Vila Embratel, São Cristóvão, Anil, Turu e Vila Palmeira, nos dias 22 e 29 de janeiro, e 5 e 12 de fevereiro, sempre a partir das 16h. 

Já neste sábado (21), a folia chega aos bairros do Cohatrac e Anjo da Guarda. No Cohatrac, às 16h, o Bloco Vem BB inicia a folia, seguido do grupo Tôdimais, Ivan Marques, Gui Muller, banda Cheiro da Terra e Gerude e banda.

No Anjo da Guarda, também às 16h, fazem a festa os grupos Baralho da Madre Deus, Young Samba, Lene Marques, Breno Farra e Ronald Pinheiro e banda. 


Carnaval 2023

A festa de Pré-Carnaval é apenas o aquecimento para o Carnaval do Maranhão 2023, que acontece de 17 a 21 de fevereiro. Serão dois circuitos da folia: Beira-Mar e Litorânea. A abertura do Carnaval será com trio elétrico animando o público na extensão da Avenida Litorânea, a partir das 18h, da sexta-feira, 17 de fevereiro.

Seguindo tendência nacional dos principais carnavais do Brasil, o Carnaval do Maranhão 2023 começará pela manhã, com mais de 10 trios elétricos animando os foliões no Circuito Litorânea, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário