quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Em Assembleia do Conass, Maranhão reforça envio da Fesma para assistência dos indígenas do Território Yanomani, em Roraima

 


Em Brasília, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve na 1ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) onde reforçou a mensagem do governador Carlos Brandão de envio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) para a assistência dos indígenas do Território Yanomani, em Roraima. A equipe de Saúde é especializada no atendimento de comunidades tradicionais no Maranhão, desde 2016.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou ofício ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Ministério da Saúde para ajuda ao povo yanomani. “O deslocamento e o custeio da nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem será realizado pelo governo do Maranhão, de acordo com a orientação do governador Carlos Brandão. A Fesma tem muito conhecimento técnico e prático para auxiliar na ajuda humanitária”, explicou o secretário.


A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde estima que mais de mil pessoas debilitadas já foram resgatadas desde o início da ação emergencial. O maior desafio, no momento, é superar a severa crise sanitária, com surto de malária e a desnutrição.

O secretário da SESAI, Weibe Tapeba, reforçou a necessidade de ajuda de estados e municípios para assistência ao que chamou de maior desafio atual do Ministério. “A situação dos yanomani mostra que não é possível fazer saúde indígena apenas como missão da União. Precisamos de cada um de vocês. Agora estamos reestruturando, definindo os pontos de apoio para receber esses voluntários”, ressaltou.


O acesso a territórios indígenas precisa de autorização especial. A Secretaria de Estado da Saúde aguarda tão somente um comunicado do Ministério da Saúde para envio da equipe da Fesma para Roraima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário