segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Endividamento alcança o menor patamar desde fevereiro de 2020

Foto Reprodução

O nível de endividados em São Luís caiu pelo segundo mês consecutivo após apresentar recuo de -1,9% na passagem mensal. O resultado de dezembro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), aponta que o patamar das famílias da capital nesta condição é de 72,8%. Em termos absolutos, este índice representa um total de 226.889 mil famílias ludovicenses, uma redução de 4.308 delas em relação a novembro.

 

Apesar de o percentual ser considerado elevado, o nível de endividados em São Luís está abaixo da média das demais capitais brasileiras, cujo percentual de novembro foi de 78,9%, conforme o último dado apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em conjunto com a redução do endividamento em São Luís, houve também um encolhimento do número de famílias inadimplentes, na ordem de 2,3%. Isto fez o índice descer de 34,6% em novembro para 33,8% em dezembro, o equivalente a 2.402 famílias a menos possuindo contas em atraso.

 

Diferentemente do cenário apresentado em meses anteriores de 2022, a redução do endividamento em dezembro é seguida da melhora na Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Este panorama indica uma possível qualificação no consumo doméstico, uma vez que as famílias têm preferido pagar suas compras à vista, fator que também pode estar atrelado à ampliação na disponibilidade de renda durante o fim do ano.

  

Esta reorganização orçamentária do consumidor que conseguiu reduzir o seu nível de dívidas e contas em atraso sem reprimir o consumo permitiu que o patamar de endividamento de dezembro fosse o menor desde fevereiro de 2020, sinalizando que o nível de comprometimento das famílias com dívidas tem se aproximado cada vez mais daquele pré-pandemia.

 

Uso do crédito

 

O cartão de crédito, que segue como o principal tipo de dívida das famílias, encerrou dezembro com uma queda de -2,1%, sendo apontada por 64,5% dos consumidores ludovicenses.


Em conjunto com a redução no uso do cartão de crédito está a tomada do crédito pessoal, que caiu -1,9% em dezembro, sendo apontada por 5,3% dos consumidores.

 

Neste sentido, o índice da Peic não apresentou maior redução em dezembro em detrimento de outras dívidas que passaram a pesar no orçamento familiar, a exemplo do cheque especial. No mês de dezembro, este tipo de dívida cresceu +5,2% na passagem mensal, com 6,1% dos entrevistados apontando esta modalidade como uma das principais. Isto se deve ao uso emergencial do cheque especial em algumas ocasiões, nas quais os consumidores dão prioridade ao pagamento utilizando este recurso em detrimento do uso do cartão de crédito.

 

O parcelamento dos bens de maior valor agregado como o financiamento de casas também passa a apresentar maior peso no orçamento familiar, responsável pela fatia de 4,7% do total das dívidas apresentadas pelas famílias na Peic de dezembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário