terça-feira, 24 de janeiro de 2023

FAZENDO HISTÓRIA! Em quase dois séculos de existência, Assembleia Legislativa terá pela primeira vez uma presidenta, é IRACEMA VALE

 


Próximo de completar 200 anos de história, em 2023 vai completar 188, o Legislativo Maranhense será chefiado pela primeira vez por uma mulher. É IRACEMA VALE!

Iracema Cristina Vale Lima (PSB), de 54 anos de idade, é enfermeira por formação e vale ressaltar que nada mais justo que ocupar o maior posto na Alema. É muito simbólica a presidência de Iracema Vale, já que a ex-prefeita alcançou a maior votação da história entre postulantes para a Casa Legislativa no estado, em números absolutos. Ela teve ao todo 104.729 votos, uma votação expressiva, é muito justo ser recompensada com a presidência.

“As mulheres estão cada vez mais demonstrando sua força e excelência na política. As últimas eleições mostraram isso, somos 12 mulheres eleitas para a Assembleia. Um número que já aponta para uma mudança, mas que ainda precisa crescer. Podemos avançar mais, conquistar o nosso espaço e mostrar o nosso trabalho. Sou uma política empreendedora, que valorizo a confiança dos meus eleitores e que sei trabalhar em grupo. Seria uma grande honra ser escolhida para representar os deputados e deputadas nesta próxima legislatura”, disse ainda em dezembro, quando entrou na disputa pela presidência da Casa.

Ainda no fim do ano passado, com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), Iracema já havia superado, em termos de apoios de colegas na Casa Legislativa, o atual presidente da Alema, o deputado Othelino Neto (PCdoB), que postulava, mas decidiu desistir da candidatura à reeleição pelo consenso em torno do nome de Iracema Vale.

Com a saída do comunista da disputa, ela será aclamada presidente pelo próximo biênio no próxima dia 1º de fevereiro, data que marca o início da nova legislatura.

No comando da Assembleia, a deputada vai controlar um orçamento de R$ 535 milhões previstos para este ano.

Embora novata no Palácio Manuel Beckman, sede do Legislativo estadual, Iracema Vale não é iniciante na política.

Nas eleições de 2012 e 2016, então filiada ao PT, ela foi eleita e reeleita prefeita de Urbano Santos, município de quase 35 mil habitantes localizado na região leste maranhense.

A experiência como gestora municipal garantiu a ela histórico de administração de grandes resultados, índice de aprovação popular elevado e três prêmios de “Prefeita Empreendedora” pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Antes, em 2004, já havia sido eleita vereadora da cidade, pelo PTB. Vale ainda destacar que a nova legislatura do Parlamento Maranhense, terá também a maior bancada feminina de sua história, representando quase 30% (28,57%) das 42 vagas da Casa.

Além do comando da presidência com Iracema, a Alema contará com as deputadas Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Mical Damasceno (PSD), Dra. Vivianne (PDT), Andreia Rezende (PSB), Abigail (PL), Daniella (PSB), Edna Silva (Patriota), Janaína Ramos (Republicanos), Claudia Coutinho (PDT) e Ana do Gás (PCdoB).


Faltando pouco mais de uma semana para a eleição da deputada Iracema Vale (PSB) como nova presidente da Assembleia   Legislativa do Maranhão, que como já dito será aclamada ao cargo; as atenções se voltam agora para a disputa por cargos na Mesa Diretora. 

Ao todo são nove integrantes da Mesa, sendo que a presidência já está garantida para Iracema Vale, parlamentar de primeiro mandato que chega fazendo história por ser a primeira mulher que irá comandar a Casa. A ascensão da deputada ao posto máximo de comando do Palácio Manuel Beckman, contou o apoio decisivo do Palácio dos Leões para a formação do consenso em torno do seu nome, o que inviabilizou o projeto do atual presidente Othelino Neto, que pretendia ficar mais um mandato.

Mesmo contando com a colaboração do governador Carlos Brandão, a ex-prefeita de Urbano Santos mostrou muita habilidade para o convencimento dos seus futuros colegas de plenário para formação do consenso em torno do seu nome e até no processo de articulação que proporcionou a retirada da candidatura do atual presidente, deputado Othelino Neto (PCdoB).

A cabeça da chapa está definida, porém os outros oitos cargos (quatro vice-presidente e quatro secretários) ainda estão por serem definidos e esta semana está sendo considerada fundamental para as definições por conta do pouco tempo que ainda resta. Os maiores partidos desejam mais espaço na Mesa, mas o histórico indica que sempre sobra pelo menos uma vaga para a oposição, quase inexistente hoje na Assembleia.

Se não chegarem a um acordo até o final desta semana, tudo indica que haverá concorrência para alguns cargos, principalmente após o governador Brandão afirmar que não pretende se envolver mais e ter dado por encerrada sua contribuição ao processo de formação da unidade que vai proporcionar a Iracema ser a primeira a presidir o Poder Legislativo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário