segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Governo celebra um ano de funcionamento da Maternidade de Paço do Lumiar

 


Referência para partos de risco habitual na Região Metropolitana, a Maternidade de Paço do Lumiar, unidade que integra a Rede Materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou um ano de funcionamento na última sexta-feira (13). Com o equipamento, o Governo contabiliza mais de 73 mil atendimentos e 1.672 partos, além de mais de 12.800 consultas multidisciplinares, 6.697 diagnósticos de triagem neonatal e 8.065 consultas de urgência e emergência médica. 

“A Maternidade de Paço do Lumiar se soma a outras ações que dão imagem e simbologia à transformação social que vem sendo executada nos sete últimos anos, principalmente na saúde pública. E, para que isso seja possível, destacamos a conexão exitosa com as Políticas de Saúde realizadas pela Atenção Primária dos municípios, que tem permitido às mulheres o acesso a um atendimento de qualidade e muitos pequenos maranhenses nascerem um local digno”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Por conta do bom desempenho, a unidade recebeu o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

A unidade conta com um Cartório de Registro Civil de Nascimento, além de 34 leitos, distribuídos entre Alojamento Conjunto (ALCON), quartos de Pré-parto, Parto, Pós-parto (PPP) e recuperação anestésica. A unidade materna da SES possui ainda o Atendimento Ambulatorial Especializado (AAE), referência no Maranhão para pré-natal de Alto Risco às gestantes das regiões de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

A Maternidade de Paço do Lumiar conta com os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), tais como: ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e análises clínicas. Entre as iniciativas adotadas estão os projetos Primeiro Olhar, material feito pela maternidade e distribuído gratuitamente para a família contendo a primeira foto do bebê; e o Pequeno Maranhense, que é uma bolsa com kit para os primeiros cuidados com os recém-nascidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário