quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Limpeza da faixa de 3,5GHz atingirá mais 1.610 cidades no primeiro semestre

Seleção tem disponíveis 71 canais em FM para 19 estados. Para participar, associações e fundações sem fins lucrativos devem preencher formulário disponibilizado pelo Ministério das Comunicações (MCom)



Mais 78 municípios brasileiros terão a possibilidade de ativar o 5G. É que nesta terça-feira (24), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), do qual o Ministério das Comunicações (MCom) é integrante, autorizou as prestadoras a solicitarem o licenciamento e ativações de estações de 5G nestas localidades a partir desta quarta-feira (25). Estas localidades estão próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes.
 

A liberação beneficia dez estados: São Paulo (45 municípios), Minas Gerais (10), Santa Catarina (5), Pará (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2) e Bahia (1). Com isso, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone e mais de 7 mil antenas já foram licenciadas, o que significa que 38,5% da população brasileira - cerca de 82 milhões de pessoas - pode ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras e com aparelhos compatíveis.
 

Na reunião desta terça-feira também foi aprovado um planejamento no qual 1.610 cidades devem ter a faixa liberada ainda neste primeiro semestre de 2023.
 

As liberações seguem diretrizes do Edital do 5G e atende municípios que já começaram a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, com a instalação de kits receptores à população. Cerca de 25 mil famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal já tiveram a instalação concluída.
 

IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
 

Confira a lista das cidades que terão a faixa liberada amanhã:
 

São Paulo
Alumínio
Araçoiaba Da Serra
Arujá
Barueri
Caieiras
Cajamar
Carapicuíba
Cotia
Cravinhos
Embu Das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz De Vasconcelos
Francisco Morato
Franco Da Rocha
Guararema
Hortolândia
Indaiatuba
Itapecerica Da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itu
Itupeva
Jacareí
Jaguariúna
Jambeiro
Jandira
Mairinque
Mairiporã
Mauá
Mogi Das Cruzes
Monte Mor
Pirapora Do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande Da Serra
Santa Isabel
Santana De Parnaíba
São Lourenço Da Serra
Serrana
Sumaré
Suzano
Taboão Da Serra
Valinhos
Vargem Grande Paulista
Votorantim
 

Minas Gerais
Betim
Chácara
Coronel Pacheco
Ibirité
Igarapé
Mário Campos
Matias Barbosa
Ribeirão das Neves
São Joaquim de Bicas
Sarzedo
 

Santa Catarina
Araquari
Balneário Barra do Sul
Garuva
Guaramirim
Schroeder
 

Pará
Benevides
Marituba
Santa Bárbara do Pará
Santa Izabel do Pará
 

Espírito Santo
Cariacica
Fundão
Guarapari
Viana
 

Rio Grande do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha
São Marcos
 

Paraná
Ibiporã
Tamarana
 

Pernambuco
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
 

Rio de Janeiro
Japeri
Queimados
 

Bahia
São Gonçalo dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário