terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Maranhão participa de reunião preparatória para o Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central e eleição da presidência

 


O governo do Estado participou, nesta segunda-feira (23), da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). A reunião, que ocorreu no Palácio do Buriti, em Brasília (DF), contou com a participação on-line do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e presencial do secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Junior, conselheiro da instituição.

A pauta da reunião foi a preparação e estruturação de propostas do BrC para o Fórum de Governadores, que será realizado no próximo dia 27 de janeiro, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na ocasião, também foi realizada a eleição da presidência do Consórcio, que reúne o Distrito Federal e os estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Durante o encontro, cada estado formulou e apresentou três projetos que irão integrar a proposição regional, sinalizando as frentes de trabalho ao governo federal nas suas regiões. 

É uma oportunidade de alinhamento de prioridades que irão culminar na apresentação de projetos estruturantes para a região, que serão desenvolvidos em parceria com a União, nas áreas de infraestrutura, logística, malha aeroviária, rede portuária, dentre outras.


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, que participou da reunião de forma on-line, reafirmou a importância da integração e união de esforços entre os estados e o governo federal.

“A reunião do Consórcio Brasil Central que participamos é prova de que o governo Lula está voltado para as pautas estaduais e regionais. Agora, com tudo alinhado e definido, vamos apresentar no próximo dia 27 ao presidente as demandas e fortalecer ainda mais a união com estados e governo federal, com muita confiança de retomar o caminho do desenvolvimento”, destacou o governador Carlos Brandão.


Para o secretário e conselheiro do BrC, Cassiano Pereira Junior, este é um momento de união de todos os estados em prol do desenvolvimento do país.

“O presidente Lula tem acenado positivamente a todos os estados, escutando nossas demandas. O Maranhão está aqui presente, representado pelo governador Carlos Brandão, que colaborou pessoalmente na construção da minuta da proposta de projetos estruturantes que será levada até o presidente, de forma organizada, consorciada, que certamente trará importantes parcerias da União com o Maranhão e com todos os estados”, reiterou Cassiano Pereira Junior.

José Eduardo Pereira, secretário executivo do BrC, destacou a importância da reunião para além da definição de um novo momento no Consórcio, com a nova presidência.

“No ponto de vista federativo, estamos em uma fase de novos desafios, em um novo momento. Hoje, construímos juntos projetos que serão apresentados no Fórum de Governadores, no sentido de fazer uma estruturação de desafios que serão enfrentados pelo governo federal e pelos estados, somados aos blocos de Consórcios, convergindo os seus trabalhos e sugerindo soluções em torno de um avanço para todos os entes”, explicou José Eduardo Pereira.


Eleição

Durante a Assembleia Geral, também foi realizada a eleição da presidência do Consórcio Brasil Central, onde o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, foi eleito presidente do BrC para a gestão 2023.

O Consórcio

Criado em 2015, o BrC é a primeira autarquia criada nesse formato, que é responsável por unir esforços com o objetivo de promover o ganho de competitividade por meio da cooperação técnica efetiva para a formulação de políticas regionais, projetos, parcerias, captação de recursos e soluções de problemas de forma conjunta.

As estratégias do BrC giram em torno de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, infraestrutura, ambiente de negócios, articulação institucional e gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário