segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Novo serviço de Ressonância Magnética do Hospital da Ilha amplia acesso a exame de alta complexidade

 


O Governo do Estado segue investindo na ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital da Ilha. A unidade, que fica localizada no bairro do Turu, em São Luís, agora também oferece o serviço de ressonância magnética. O novo serviço atenderá pacientes regulados pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e tem como objetivo diminuir a demanda para esse procedimento.  

Nos últimos anos, a Secretaria de Estado da Saúde investiu na ampliação as máquinas de ressonância magnética no Maranhão. “O novo serviço do Hospital da Ilha vai ficar à disposição de todos os maranhenses para que possamos resolver a demanda reprimida. A ação faz parte do projeto de expansão dos serviços de alta complexidade da rede estadual de saúde, a maior expansão dos últimos anos”, destacou o secretário Tiago Fernandes.  


Um dos primeiros pacientes a utilizar o equipamento foi o pedreiro Rogério Pires, de 48 anos. Ele conta que entre o agendamento e a realização do exame aguardou apenas uma semana. “Esse equipamento vai ser muito importante porque vai diminuir o nosso tempo de espera, pois o tempo de espera para fazer uma ressonância magnética é muito grande. Por isso, quanto mais máquinas melhor. Da última vez, fiz no Socorrão II e esperei seis meses”, contou Rogério Pires.  

A dona de casa Francisca Paiva Costa, de 60 anos, é moradora de São José de Ribamar e também foi uma das primeiras pacientes a fazer uso do novo serviço. Ela conta que está fazendo o exame por conta de uma dor lombar e entre a marcação e a realização do exame, graças ao novo equipamento, teve apenas duas semanas de espera. “O aumento desse tipo de serviço é muito bom, pois muita gente precisa desse exame”, afirmou. A unidade é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “O serviço de ressonância é um serviço importantíssimo e nós mobilizamos toda a nossa equipe para esse atendimento. E hoje é um dia muito importante, pois estamos finalizando os testes para o funcionamento da máquina em sua totalidade”, afirmou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

A unidade deve realizar, em média, 1.200 exames de ressonância magnética por mês. “É uma máquina que não vai parar e vai atender pacientes pelo sistema de marcação do estado, o que também beneficiará os pacientes atendidos e internados no Hospital da Ilha”, garante o diretor administrativo do Hospital da Ilha, Bruno Ricardo Pereira. Melhoria no Diagnóstico

O exame de ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos do corpo. Através das imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Este procedimento também é indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário