segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Os nomes para a Mesa Diretora da Assembleia


As conversas se intensificam e tudo indica que vai haver consenso na escolha de quem ocupará a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do estado. Os deputados Rodrigo Lago (eleito) e Ana do Gás (reeleita) pleiteiam o cargo.

Parlamentares envolvidos no processo se reuniram neste último fim de semana com a futura presidente da Alema, a deputada Iracema Vale, em um almoço oferecido pela deputada. Ao que tudo indica, um dos assuntos debatidos durante o encontro entre a grande maioria dos parlamentares que se fez presente foi se chegar a uma definição dos últimos detalhes sobre toda a chapa que vai compor a Mesa Diretora. 

A principal indefinição, diz respeito a disputa entre Rodrigo Lago e Ana do Gás pela vaga da 1ª vice presidência. Lago tem a preferência do partido, ambos são do PCdoB e ao que tudo indica deve ficar com a vaga.

No acordo para a desistência de Othelino Neto teria ficado acertado que o PCdoB (partido do atual presidente) indicaria o primeiro-vice e o segundo secretário seria indicado pelo PSB, no caso, o deputado eleito Carlos Lula. Essa vaga está definida para Lula.

O govenador Carlos Brandão já disse que não vai interferir na decisão, por isso um consenso está sendo costurado entre os deputados, pelo menos pela maioria. 

No mais, a chapa está praticamente montada. A 1ª secretária, Andreia Rezende chegou a um acordo e fica como 3 ou 4ª vice-presidente.

A deputada eleita, Abigail Cunha, que vinha sendo cotada para assumir uma secretaria no governo, pode ser indicada para uma vaga na Mesa. Mas há possibilidade de mudança nesse nome.

Indicado pelo PP, o ex-presidente Arnaldo Melo será o 2° vice-presidente e Antônio Pereira (PSB) 1° secretário. A segunda secretaria está acertada com o deputado eleito e ex-secretário da Saúde Carlos Lula.

A eleição acontece na próxima quarta-feira, 01, imediatamente após a posse dos 42 deputados eleitos e reeleitos, o consenso está próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário