sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Fernando Braide foi o único a se abster de votação para conselheiro do TCE/MA

 


Dos 40 parlamentares presentes na sessão que definiu o novo conselheiro do TCE-MA, apenas o deputado Fernando Braide (PSD), irmão do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), se absteve de votar no sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB). Na época, Brandão estava viajando, cumprindo agenda no exterior e a presidente da Alema, Iracema Vale (PSB), governava interinamente o estado.

O plenário da Assembleia Legislativa votou pela indicação do nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, ainda antes do Carnaval, que definiu a escolha do advogado Daniel Itapary Brandão, de 37 anos, que já assumiu o cargo.

O que deixa só mais claro que há um diálogo institucional e de respeito entre o prefeito Braide e o governador Brandão, mas não há uma aliança política firmada para as eleições do próximo ano, pelo contrário, Braide deve ser candidato à reeleição, mesmo fazendo uma gestão considerada fraca, contra um candidato que deve ser apoiado pelo Governo do Estado.

Segundo informações apuradas pelo Blog Eduardo Ericeira, Fernando Braide firmou acordo para apoiar o nome de Iracema Vale à presidência da Alema, mas queria espaço na Mesa Diretora, o que não ocorreu. Foi neste momento que a ligação teria ficado estremecida já com o governo.

Ao que tudo indica, o irmão mais novo do prefeito de São Luís deve fazer parte da base governista, caso opte pelo contrário, ficaria isolado na Assembleia, já que hoje não há um deputado declaradamente de oposição ao governador Carlos Brandão.

Mas que o gesto de não votar em Daniel Itapary Brandão para o cargo de conselheiro do TCE-MA deve ter surtido mal dentro do governo, isso certamente ocorreu. Vale ressaltar que foi o único parlamentar a não votar no sobrinho do governador Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário