quarta-feira, 29 de março de 2023

Aprovado PL de Carlos Lula que institui Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19

 


Nesta quarta-feira (29), o Maranhão completou três anos do registro do primeiro óbito por Covid-19. O estado mantém a menor mortalidade em decorrência da doença, mesmo tendo ultrapassado a marca de 11 mil mortes. Para lembrar essas vidas perdidas, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) propôs o projeto de lei que institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19, a ser lembrado exatamente em 29 de março. O PL foi aprovado pelo plenário da Casa. 

“Eu fico muito feliz pela aprovação do nosso primeiro Projeto de Lei. Não esquecemos o que aconteceu, por isso, queremos homenagear cada uma dessas vidas perdidas e, sobretudo, refletir enquanto sociedade sobre o dia de hoje para que a gente não precise mais passar por tragédias como essa, que foi a pandemia da Covid-19”, relembrou o parlamentar.

O Brasil viveu cinco grandes ondas da Covid-19. A primeira, em 2020, causada pela cepa original e as demais ocorreram entre 2021 e 2022, provocadas pelas variantes Alfa, Beta, Delta, Gama e Ômicron. Esta última é a prevalente nos casos atuais ainda notificados no país, contudo, a Gama (origem em Manaus) se tornou a mais letal.

“Muita coisa se passou nesses últimos três anos, o Brasil atingiu a terrível marca de 700 mil óbitos em decorrência da Covid-19, mas podemos dizer que o Maranhão foi o estado que teve o melhor desempenho no enfrentamento da pandemia, com indicadores melhores do que o de muitos países da América Latina. Ainda assim, cada uma dessas vidas perdidas importa muito e jamais deve ser esquecida”, destacou o deputado Carlos Lula.Segundo o texto do Projeto, em 29 de março, as bandeiras instaladas nos órgãos públicos deverão ser hasteadas a meio mastro, bem como prestadas honras às vítimas. Após aprovado em plenário, o PL vai para a sanção do governador Carlos Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário