quinta-feira, 23 de março de 2023

“Aqui eu posso aprender a ser uma pessoa melhor no futuro”, diz aluna do 17º Colégio Militar, entregue pelo Governo, em Balsas

Representando o governador Carlos Brandão, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, cumpriu agenda no município de Balsas, nesta quarta-feira (22), onde aproveitou o aniversário de 105 anos da cidade para realizar entregas nas áreas da Educação e Regularização Fundiária.

'Viemos à cidade de Balsas para parabenizar esse povo maravilhoso que gera tanta riqueza e produção para o nosso estado. Um povo acolhedor e com cultura maravilhosa. Então, em nome do governador Carlos Brandão, eu quero parabenizar pelos 105 anos”, disse o vice-governador Felipe Camarão.


A implantação do 17º Colégio Militar Tiradentes do Maranhão na Escola Municipal Luís Rocha Júnior, que tem capacidade para atender a 368 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ocorreu por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal, e é mais uma forma de promover o acesso à educação e garantir a democracia na escolha do modelo educacional aos balsenses.

“Hoje, fizemos uma inauguração muito especial que amplia as possibilidades educacionais. Aqui, onde já temos uma escola de tempo integral do Estado e estamos concluindo a construção do IEMA de Balsas, agora temos um Colégio Militar; significa democracia na opção de estudo”, acrescentou o vice-governador.


Na oportunidade, Felipe Camarão também realizou a entrega de 62 Cadastros Ambientais Rurais (CAR). O CAR permite ao produtor agrícola familiar o planejamento do imóvel, o acesso ao crédito agrícola, a contratação do serviço agrícola, a adesão aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), a certificação do ativo ambiental, segurança jurídica, suspensão de sanções e comprovação de regularidade ambiental.

O prefeito de Balsas, Erik Augusto Silva, comemora a parceria do Governo do Maranhão na implantação, no município, da 17ª unidade do Colégio Militar, modelo exitoso de educação que tem ajudado a elevar os índices educacionais do estado.

“É um dia de festa, de muita alegria, Balsas agora terá um colégio que será referência do ensino da disciplina militar. A Prefeitura fez a obra e o estado prontamente firmou a parceria. Aqui, o meu muito obrigado ao governador Carlos Brandão e a Felipe Camarão”, comemorou o gestor municipal.


O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel Sílvio Leite, ressalta que a partir da implantação, os colégios militares não formarão militares, mas sim, cidadãos. Sílvio Leite acrescenta que o modelo educacional tem sido não só um êxito à educação do Maranhão, mas também um instrumento de mudança social.

“Os Colégios Militares do Maranhão possuem os melhores índices de desenvolvimento da educação básica, eles têm  melhores rendimentos, juntamente com os IEMAs. Não tenho dúvida que o Colégio Militar é um instrumento de esperança, mudança e responsabilidade social”, defendeu o coronel.


Matriculada no Colégio Militar Tiradentes, a aluna Vitória Silva já vislumbra um futuro promissor, o que lhe dará chances, inclusive, no ingresso à polícia, por já conhecer a rotina militar.

“Aqui, eu posso aprender a ser uma pessoa melhor no futuro. Se eu quiser ser policial, eu vou ter apenas que me aperfeiçoar. Fizeram uma reforma que ficou muito boa, porque antigamente era ruim, desarrumado”, disse a estudante.

No povoado Aldeia, o Governo do Estado fez, ainda, a entrega simbólica de uma quadra poliesportiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário