quinta-feira, 30 de março de 2023

Defesa Civil Nacional reconhece situação de calamidade em Buriticupu

 


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Buriticupu no Maranhão por meio da portaria Nº 1.240.

Com o reconhecimento do estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional, o município está apto para solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.

Após uma inspeção da defesa civil no municipil de Buriticupu, foi possível identificar o número de famílias afetadas, que moram nas bordas das crateras, área considerada de risco. Por conta dos deslizamentos de terra que têm provocado a formação de crateras, 220 famílias devem deixar suas casas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário