quarta-feira, 22 de março de 2023

Em Brasília, Carlos Lula destaca gestão a frente da Sáude do Maranhão durante palestra com autoridades de saúde do país


O deputado estadual e ex-presidente do Conass, Carlos Lula (PSB), participou nesta quarta-feira (22), do evento “Desafios do Setor Saúde: Reformas, Regulação e Competitividade”. 

O encontro realizado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), maior conglomerado de saúde privada do país, acontece em Brasília, capital federal.

Carlos Lula foi convidado por ser uma grande autoridade e conhecedor da área, com vasta experiência na SAÚDE, quando comandou a pasta no estado do Maranhão, no período mais crítico sanitário da história recente, pandemia da covid-19, momento também em que comandou o Conass tão bem, que foi reconduzido ao cargo pelo reconhecimento do trabalho feito pelos demais secretários de saúde do Brasil.

No evento, que reúne autoridades em saúde do país, o parlamentar participou como convidado do painel “Parcerias público-privadas para alavancar o acesso à saúde”. Carlos Lula apresentou a experiência exitosa do Maranhão durante a sua gestão de quase sete anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde.

“É uma honra poder falar sobre o que fizemos no Maranhão. Quando falamos da parceria público-privada, não estamos falando apenas do sentido restrito das PPPs, mas também sobre a possibilidade de sempre haver parcerias entre o Setor Público e o Setor Privado para alavancar os serviços de saúde”, disse o deputado e ex-secretário de saúde do Maranhão.

Carlos Lula complementou. “Saúde é política de estado e não política de governo, por isso ela precisa ter continuidade. E é essa continuidade que fez com que no Maranhão as organizações sociais continuassem funcionando muito bem, além da contratação de serviços privados que tinham partes ociosas e que acabaram ajudando a diminuir a fila no setor público”, compartilhou.

Ao longo da sua gestão à frente da SES, Carlos Lula revolucionou a saúde no Maranhão com várias ações em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas, o contrato com o Hospital São Domingos para a realização de procedimentos de radioterapia e cirurgias especializadas, além do convênio com o Centro Integrado de Tratamento Oncológico (Orocadium), clínica particular especializada em radioterapia em Imperatriz. Atendimentos voltados para usuários do SUS, que fizeram com que a fila para a realização de radioterapia fosse zerada na época.

O tema Parceria Público-Privada (PPP) ganhou maior evidência em razão do projeto do Ministério da Saúde em zerar as filas de procedimentos dos usuários do SUS através da rede privada em saúde.

“Esse é um debate muito bom para ampliarmos o nosso escopo. Gostei bastante das experiências trazidas pelo deputado Carlos Lula relacionadas a saúde pública no Maranhão. A parceria público-privada tem que deixar de ser um tabu, pois já vimos que funcionou no Maranhão, na Bahia e em São Paulo”, destacou a deputada federal Adriana Ventura (Novo).

O painel foi presidido pela Diretora de Relações Institucionais no SindHosp, Tacyra Valois. 

O evento ocorre nesta quarta (22) e quinta-feira (23) e reúne acadêmicos, autoridades e lideranças do setor saúde do Brasil, que também estão discutindo sobre temas importantes como as reformas tributária e trabalhista, os pisos salariais na saúde, além de um painel voltado para as lideranças femininas na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário