quinta-feira, 30 de março de 2023

Estudos do Serviço Geológico do Brasil esclarecem processo erosivo em cidade do Maranhão



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) acompanha, desde 2014, o fenômeno geológico registrado no município de Buriticupu, no Maranhão, onde uma erosão de grande proporção, denominada como voçoroca, se expandiu após fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas. A região teve uma nova avaliação realizada pelos pesquisadores em 2018, quando, novamente, foram indicadas medidas para contenção do processo erosivo e para salvaguardar a vida população, considerando que aproximadamente 1,4 mil pessoas vivem entre as dez localidades identificadas com alto risco geológico e propensas à ocorrência de desastres naturais.Voçoroca é um fenômeno geológico que consiste em processos erosivos de grandes dimensões. É uma junção de processos erosivos superficiais e subsuperficiais. É a ação conjunta das águas pluviais, que erodem o solo superficialmente, e do lençol freático, que aflora no fundo da voçoroca - o lençol freático erode por baixo, as chuvas por cima. Este é um fenômeno dinâmico com rápida expansão e que apresenta movimentações de terra abruptas, sobretudo em períodos chuvosos. A taxa de movimentação pode ser de metros em um ano. 

Os aspectos sobre a voçoroca e a previsão de expansão em Buriticupu foram indicadas nos estudos realizados em Buriticupu para a setorização dos riscos geológicos, com a identificação de pessoas e moradias em risco. Além da análise geotécnica com base na avaliação dos pesquisadores, os relatórios também incluem recomendações de ação de medidas considerando a velocidade da expansão da erosão e o surgimento de novas áreas de risco, o que exige o alerta e monitoramento contínuo das áreas por parte dos órgãos municipais para salvaguardar a população.

Contenção


As contenções para este tipo de evento são complexas e exige o investimento de recursos financeiros em grande valor. Por isso, é recomendada a adoção de medidas para preservar a mata ciliar em seu entorno. Quando isto não é possível, a contenção com obras é bastante onerosa, tornando a execução inviável, por isso a recomendação da preservação vegetal para conter a feição próximo às vertentes. No caso do município de Buriticupu, há moradias muito próximas à erosão, com potencial risco de serem atingidas devido à rápida expansão. 

Este tipo de fenômeno ocorre normalmente em solo do tipo arenoso, conhecido também como “solo leve“ devido à composição ter maior percentual de areia e menor em argila, bastante comum na região Nordeste. “Este é o caso de Buriticupu, onde há um substrato arenoso muito freável e suscetível à ocorrência de voçorocas de pequena, média e grande proporção”, conclui Tiago Antonelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário